Uso de mídia social em 2021

A maioria dos americanos afirma usar o YouTube e o Facebook, enquanto o uso do Instagram, Snapchat e TikTok é especialmente comum entre adultos com menos de 30 anos.

Apesar de uma série de controvérsias e dos sentimentos relativamente negativos do público sobre aspectos da mídia social, cerca de sete em cada dez americanos afirmam que usam qualquer tipo de site de mídia social – uma parcela que se manteve relativamente estável nos últimos cinco anos, de acordo com uma nova pesquisa do Pew Research Center com adultos norte-americanos.

Cada vez mais os americanos dizem que usam o YouTube;  O Facebook continua sendo uma das plataformas online mais usadas entre os adultos nos Estados Unidos

Além da questão geral do uso geral da mídia social, a pesquisa também cobre o uso de sites e aplicativos individuais. O YouTube e o Facebook continuam a dominar o cenário online, com 81% e 69%, respectivamente, relatando já usar esses sites. E o YouTube e o Reddit foram as duas únicas plataformas medidas que tiveram um crescimento estatisticamente significativo desde 2019 , quando o Centro fez a última pesquisa sobre o assunto por telefone.

No que diz respeito às outras plataformas da pesquisa, 40% dos adultos afirmam que já usam o Instagram e cerca de três em cada dez relatam que usam o Pinterest ou LinkedIn. Um quarto afirma usar o Snapchat, e compartilhamentos semelhantes relatam serem usuários do Twitter ou do WhatsApp. O TikTok – um aplicativo para compartilhar vídeos curtos – é usado por 21% dos americanos, enquanto 13% afirmam usar a plataforma Nextdoor, voltada para a vizinhança .

Mesmo que outras plataformas não correspondam ao alcance geral do YouTube ou Facebook, existem certos sites ou aplicativos, mais notavelmente Instagram, Snapchat e TikTok, que têm seguidores especialmente fortes entre os jovens adultos. Na verdade, a maioria dos jovens de 18 a 29 anos afirma usar o Instagram (71%) ou o Snapchat (65%), enquanto quase metade diz o mesmo para o TikTok.

Essas descobertas vêm de uma pesquisa nacionalmente representativa com 1.502 adultos norte-americanos conduzida por telefone entre 25 de janeiro a 8 de fevereiro de 2021

Com exceção do YouTube e Reddit, a maioria das plataformas mostra pouco crescimento desde 2019

O YouTube é a plataforma online mais usada questionada nesta pesquisa, e há evidências de que seu alcance está crescendo. Totalmente 81% dos americanos dizem que já usam o site de compartilhamento de vídeo, contra 73% em 2019. Reddit foi a única outra plataforma pesquisada sobre que experimentou um crescimento estatisticamente significativo durante este período – aumentando de 11% em 2019 para 18% hoje . 

O crescimento do Facebook se estabilizou nos últimos cinco anos, mas continua sendo um dos sites de mídia social mais usados ​​entre os adultos nos Estados Unidos: 69% dos adultos hoje afirmam que já usaram o site, igualando a proporção que disse isso em dois anos anterior.  

Da mesma forma, as respectivas participações de americanos que relatam usar Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Twitter e WhatsApp estão estatisticamente inalteradas desde 2019 . Isso representa uma tendência mais ampla que se estende além dos últimos dois anos, nos quais a rápida adoção da maioria desses sites e aplicativos vista na última década diminuiu. (Este foi o primeiro ano em que o Centro perguntou sobre o TikTok por meio de uma votação por telefone e a primeira vez que fez uma pesquisa sobre o Nextdoor.)

Adultos com menos de 30 anos se destacam pelo uso do Instagram, Snapchat e TikTok

Quando questionados sobre o uso de mídia social de forma mais ampla – ao invés do uso de plataformas específicas – 72% dos americanos afirmam que já usaram sites de mídia social.

Em um padrão consistente com estudos anteriores do Center sobre o uso de mídia social, existem algumas diferenças marcantes de idade. Cerca de 84% dos adultos com idades entre 18 e 29 anos afirmam que usam algum site de mídia social, o que é semelhante à proporção de pessoas com idades entre 30 e 49 anos que dizem isso (81%). Em comparação, uma parcela um pouco menor das pessoas de 50 a 64 anos (73%) afirma usar sites de mídia social, enquanto menos da metade das pessoas com 65 anos ou mais (45%) afirmam fazer isso.

Essas diferenças de idade geralmente se estendem ao uso de plataformas específicas, com os americanos mais jovens sendo mais propensos do que os mais velhos a usar esses sites – embora as lacunas entre os americanos mais jovens e mais velhos variem entre as plataformas.

As diferenças de idade no Snapchat e no uso do Instagram são particularmente amplas, menos no Facebook

A maioria dos jovens de 18 a 29 anos afirma usar o Instagram ou Snapchat e cerca da metade afirma usar o TikTok, sendo que os mais jovens dessa coorte – de 18 a 24 anos – são especialmente propensos a relatar o uso do Instagram (76%) , Snapchat (75%) ou TikTok (55%). 1 Essas parcelas contrastam fortemente com as de grupos de idade mais avançada. Por exemplo, enquanto 65% dos adultos de 18 a 29 anos afirmam usar o Snapchat, apenas 2% daqueles com 65 anos ou mais relatam usar o aplicativo – uma diferença de 63 pontos percentuais.

Além disso, a grande maioria dos adultos com menos de 65 anos afirma usar o YouTube. Totalmente 95% daqueles de 18 a 29 dizem que usam a plataforma, junto com 91% daqueles de 30 a 49 anos e 83% dos adultos de 50 a 64 anos. No entanto, essa participação cai substancialmente – para 49% – entre aqueles com 65 anos ou mais.

Em comparação, as diferenças de idade entre os americanos mais jovens e mais velhos são mais estreitas no Facebook. Ao todo, 70% das pessoas de 18 a 29 anos afirmam usar a plataforma, e esses compartilhamentos são estatisticamente iguais para as pessoas de 30 a 49 anos (77%) ou de 50 a 64 anos (73%). Metade das pessoas com 65 anos ou mais afirmam usar o site – o que faz do Facebook e do YouTube as duas plataformas mais usadas por essa população mais velha.

Outros sites e aplicativos se destacam por suas diferenças demográficas:

  • Instagram: cerca de metade dos hispânicos (52%) e negros americanos (49%) afirmam usar a plataforma, em comparação com parcelas menores de brancos americanos (35%) que afirmam o mesmo. 2
  • WhatsApp: Hispano-americanos (46%) são muito mais propensos a dizer que usam o WhatsApp do que negros (23%) ou brancos americanos (16%). Os hispânicos também se destacaram pelo uso do WhatsApp nas pesquisas anteriores do Centro sobre o tema.
  • LinkedIn: Aqueles com níveis mais altos de educação são novamente mais propensos do que aqueles com níveis mais baixos de realização educacional a relatar serem usuários do LinkedIn. Aproximadamente metade dos adultos que têm bacharelado ou diploma avançado (51%) afirmam usar o LinkedIn, em comparação com parcelas menores daqueles com alguma experiência universitária (28%) e daqueles com diploma de ensino médio ou menos (10%).
  • Pinterest: as mulheres continuam sendo muito mais propensas do que os homens a dizer que usam o Pinterest em comparação com os homens, por uma diferença de 30 pontos (46% contra 16%).
  • Nextdoor: Existem grandes diferenças no uso desta plataforma por tipo de comunidade. Os adultos que vivem em áreas urbanas (17%) ou suburbanas (14%) são mais propensos a dizer que usam Nextdoor. Apenas 2% dos americanos rurais relatam usar o site.
O uso de plataformas online e aplicativos varia - às vezes amplamente - por grupo demográfico

A maioria dos usuários do Facebook, Snapchat e Instagram afirma que visita essas plataformas diariamente

Sete em cada dez usuários do Facebook dizem que visitam o site diariamente

Embora muito tenha sido escrito sobre a mudança no relacionamento dos americanos com o Facebook , seus usuários permanecem bastante ativos na plataforma. Sete em cada dez usuários do Facebook dizem que usam o site diariamente, incluindo 49% que afirmam usar o site várias vezes ao dia. (Esses números não foram alterados estatisticamente em relação aos relatados na pesquisa do Centro de 2019 sobre o uso de mídia social.)  

Participações menores – embora ainda sejam a maioria – de usuários do Snapchat ou Instagram relatam visitar essas respectivas plataformas diariamente (59% para ambos). E ser ativo nesses sites é especialmente comum para usuários mais jovens. Por exemplo, 71% dos usuários do Snapchat com idades entre 18 e 29 anos dizem que usam o aplicativo diariamente, incluindo seis em cada dez que dizem fazer isso várias vezes ao dia. O padrão é semelhante para o Instagram: 73% dos usuários do Instagram de 18 a 29 anos dizem que visitam o site todos os dias, com cerca de metade (53%) relatando que o fazem várias vezes por dia.

O YouTube é usado diariamente por 54% de seus usuários, com 36% afirmando que visitam o site várias vezes ao dia. Em comparação, o Twitter é usado com menos frequência, com menos da metade de seus usuários (46%) dizendo que visitam o site diariamente.

Por: Brooke Auxier e Monica Anderson, Pew Research

By | 2021-04-21T12:25:19-03:00 20 abril, 2021|Categories: Redes Sociais|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme