49,2% das famílias paulistanas têm dívida

O total delas com algum tipo de dívida passou de 1,881 milhão de junho para 1,893 milhão em julho.

No mês de julho a proporção de famílias paulistanas endividadas se manteve praticamente estável com relação a junho, com leve aumento de 0,2 ponto porcentual (p.p.), quando 49,2% das famílias paulistanas afirmaram possuir algum tipo de dívida. Na comparação com julho de 2015, quando 53,3% das famílias estavam endividadas, houve queda acentuada (4,1 p.p.) – foi a terceira queda consecutiva na comparação interanual.

Em números absolutos, o total de famílias com algum tipo de dívida passou de 1,881 milhão de junho para 1,893 milhão em julho, sendo que em julho de 2015, esse número era de 1,913 milhão, ou seja, 19 mil a menos. Os dados são da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Segundo a assessoria econômica da entidade, a terceira queda consecutiva no comparativo anual foi propiciada por dois fatores: o mercado restringiu muito o crédito, pois existe forte correlação entre inadimplência e desemprego. Outro fator é que quem pode, evitou contrair novas dívidas ou financiamentos na tentativa de equilibrar seu orçamento doméstico.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-25T10:52:45-03:00 01 agosto, 2016|Categories: Consumo, Pesquisas|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme