As tendências para a mulher da Classe C em 10 segmentos

Um estudo sobre as mulheres da classe emergente feito pela Abril Mídia em parceria com o Data Popular apontou macrotendências encontradas entre essas consumidoras e detalhou pontos importantes da maneira como elas agem em relação a alimentação, finanças, moda, beleza, casa e decoração, carro, tecnologia, saúde, educação e turismo.

Chamada de “As Poderosas da Nova Classe Média Brasileira”, a pesquisa indicou, por exemplo, que as mulheres da nova classe média movimentaram 19,7 bilhões de reais em produtos de beleza em 2010, o que significa um aumento de 228% em relação a 2002.

Se até alguns anos atrás, uma parte significativa dos negros e pardos da classe C se declaravam brancos nas pesquisas, a nova classe média está mudando essa perspectiva. Negros e pardos hoje representam 48% da classe C (há 7 anos, eram 40%). 18 milhões de pessoas que se declararam brancas em 2003 se declararam negras ou pardas em 2010.

Com três anos a mais de estudo do que suas mães, tendo filhos mais tarde e se informando mais, as consumidoras emergentes conquistam hoje empregos melhores, com foco na formação de uma carreira e, com isso, conseguiram aumentar sua renda em 78% entre 2002 e 2010, enquanto os homens tiveram um aumento de 40% no mesmo período.

Ainda, se até 2002, elas buscavam garantir itens básicos como computador, celular pré-pago, produtos para cabelo, prótese dentária e carros usados, hoje, as conquistas chegam a viagens de avião, eletrodomésticos mais modernos, produtos de beleza e perfumes importados, notebook e escolas particulares para os filhos.

Em relação às marcas, além de sedimentar as escolhas já feitas em áreas como alimentação, personal e home care, lojas de roupas e operadoras de celular, as mulheres da classe emergente passaram a valorizar mais as marcas também em outros segmentos, aos quais tinham acesso limitado antes. Elas estão agora escolhendo as marcas preferidas (e não mais as mais baratas) em segmentos como roupas e sapatos, eletroeletrônicos, automóveis, móveis e decoração, bancos, TV a cabo (o adeus à TV aberta) e plano de saúde.

As tendências em cada segmento:

 

Alimentação

  • 66% buscam refeições saudáveis e balanceadas
  • Só 37% valorizam produtos diet e light (contra 66% na classe A)
  • Maioria prefere produtos semi-prontos que permitam dar “toque pessoal” à receita
  • 6,4 milhões compram algum tipo de congelado todo mês

 

Finanças

  • 72% se dizem cuidadosas com dinheiro
  • 71% planejam antes o que vão comprar
  • Maioria quer prazos mais curtos de financiamento
  • Tem orgulho do crédito, que representa segurança em imprevistos

 

Moda

  • Gostam de roupas mais curtas, mais justas e mais coloridas que as mulheres da elite
  • 57% das mulheres abaixo de 34 anos amam novidades
  • 16 pares de sapato é a média entre elas (na classe D, o número é inferior a 5 pares)
  • 60% das mulheres com carteira assinada compram roupas especiais para trabalhar

 

Beleza

  • 70% acreditam que cuidar da beleza aumenta as chances de sucesso na vida
  • 39% querem emagrecer
  • 14% delas possuem plano odontológico – e o mais novo desejo é corrigir dentes tortos e fazer clareamento
  • Alisadas começam a invejar cabelos cacheados (mas ainda preferem o liso, por praticidade)

 

Casa e decoração

  • 31% querem comprar casa nos próximos 2 anos
  • 62% têm interesse em decoração
  • 40% querem reformar a casa (na elite, só 36%)
  • 80% tem prazer de receber pessoas em casa (a decoração é símbolo de status)
  • 59% consideram cozinha a parte mais importante do lar – e querem uma cozinha planejada.
  • Preferem casa, mas cogitam mudar para apartamento (por localização, financiamento e segurança)
  • Em apartamento, se encantam com a cozinha americana

 

Carro

  • Carro, aqui significa conforto, além de não passar mais por constrangimentos em transporte coletivo lotado
  • 44% compram carro financiado (índice maior que o dos homens e de mulheres da elite)
  • 64,8% escolhem carro pela potência do motor
  • 62% valorizam o design na hora da compra
  • 31% querem comprar ou trocar de carro nos próximos 12 meses

 

Tecnologia

  • 74,7% consultam amigos e parentes antes de comprar computador
  • 65% consultam antes de comprar celular
  • 46% vão comprar um notebook nos próximos 12 meses
  • 50,8% vão trocar de celular nos próximos 12 meses

 

Saúde

  • 61% fazem consultas e exames preventivos (índice igual ao das mulheres A/B)
  • 72% afirmam cuidar da saúde de toda a família (na elite, o número é 63%)
  • 56% compram os remédios da família
  • Preferem os genéricos, exceto para doenças mais complexas

 

Educação

  • 38% querem fazer curso de inglês
  • 36% querem fazer faculdade
  • 58% dos universitários de classe C são mulheres.
  • 26 anos é a média de idade das universitárias de classe C (era 27 há cinco anos)

 

Turismo

  • 62% viajaram no último ano (contra 54% dos homens)
  • 72% vão viajar nos próximos 12 meses
  • 42% das que vão viajar o farão de avião
  • 20% querem viajar para o exterior
  • Em 25% das viagens, se hospedam em hotel

 

Fonte: Exame

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By | 2020-07-24T17:50:44-03:00 13 setembro, 2011|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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