As categorias mais adquiridas pelos brasileiros nas compras online são: brinquedos e jogos (42%), moda e vestimenta (39%), serviços financeiros (37%), eletrônicos (36%) e eletrodomésticos (34%). Os dados são da FutureBuy, pesquisa online realizada pela GfK com 1000 usuários da internet, com idade acima 18 anos e que fizeram compras entre março e agosto de 2014.
O estudo incluiu 15 categorias de produtos e serviços: beleza, cuidado pessoal, comidas e bebidas, limpeza, medicamentos OTC (que não necessitam prescrição médica), eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, serviços financeiros, de saúde e de restaurantes, além de automóveis, brinquedos, artigos do lar, construção e casa e jardim.
Em relação aos consumidores que buscam informações e compram tanto pelos canais on-line como pelos off-line (OMNI-Channel), o crescimento tem sido lento, porém contínuo. No Brasil a média de compra das 15 categorias está no patamar de 24%, praticamente no mesmo nível que na América Latina (26%).
De acordo com os entrevistados no Brasil, entre as vantagens das compras online em relação à física, estão economia, 61% x 44%, e melhores condições de pagamento, 45% x 27%, e a compra é mais rápida, 42% versus 23%.
Segurança
Na América Latina a principal barreira para a compra online é a falta de segurança, No Brasil a questão de segurança não é tão relevante quando comparada a outros países latino-americanos. Para os 40% dos brasileiros entrevistados, a compra online é considerada segura, contra apenas 24% na Argentina e 27% no México e na Colômbia. Por conta disso, a compra exclusivamente online no Brasil (15%) é o dobro dos demais países da região.
Equipamentos na hora da compra
Sobre os equipamentos mais utilizados nas compras online no Brasil, os PCs em casa estão na liderança com 91%, seguidos por PCs no trabalho (36%), smartphones (31%) e tablets (17%).
Consumidor do Futuro
O estudo da GfK também traçou o do perfil dos consumidores chamados de LEC (Leading Edge Consumer), que ditam tendências e têm um alto poder de influência, e por isso mesmo demandam mais esforços de vendas. 83% deles possuem um smartphone e 58% tablet. Em relação às compras, 40% realizam compras online de alguma das 15 categorias estudadas e 29% utilizam tantos os canais digitais como os offline.
Por: Supermercado Moderno
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