5 perfis de consumo dentro do e-commerce

Pesquisa da Officina Sophia agrupa consumidores do varejo eletrônico segundo características próprias e distintas e levando em conta a taxa de abandono do carrinho de compras.

5-perfis-de-consumo-dentro-do-e-commerce

Esta pesquisa produzida pela Officina Sophia apresenta cinco padrões de comportamento dos consumidores no e-commerce. De acordo com a pesquisa, eles são classificados da seguinte maneira:

  • Experience Tech: menos fiéis, 30% desses consumidores fazem mais de uma compra online por mês. Geralmente abandonam o carrinho quando o processo de compra é demorado;
  • Oportunista: Valoriza a confiabilidade do site em relação à entrega e fazem ao menos uma compra online por mês. Nos últimos meses, foram os responsáveis pelo segundo maior gasto médio no e-commerce – R$ 1947,00;
  • Experimentador: É impulsivo e o abandono do carrinho acontece quando o consumidor percebe que está gastando acima do planejado. 57% dos consumidores deste grupo fazem uma compra online ao mês;
  • Fiel: Planeja suas compras e apresenta o menor índice de abandono de carrinho;
  • Negociador: Pesquisa preços na internet para barganhar na loja física. Valoriza preço e variedade de produtos.

Por: Mundo do Marketing

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

One Comment

Leave A Comment

Avada WordPress Theme