Se nos Jogos Olímpicos brasileiros e argentinos não paravam de se provocar, gerando, inclusive, momentos de tensão durante o evento, há ao menos um argentino com muita moral entre os brasileiros. É o Papa Francisco.
Uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que 73% dos brasileiros têm uma imagem positiva do papa. Esse resultado coloca o Brasil acima da média global, já que 54% da população mundial tem uma opinião favorável ao Papa Francisco (24% são muito favoráveis), contra 12% que têm uma opinião desfavorável. No Brasil, 14% são desfavoráveis.
Independente da sua religião, você tem uma opinião favorável ou desfavorável ao Papa Francisco?
Dentre as 64 nações pesquisadas, 60 têm uma visão favorável ao papa, sendo que o Brasil fica em 15º entre os países que têm visão mais positiva do pontífice. No topo da lista estão Portugal (94% de imagem positiva), Filipinas (93%) e Argentina (89%).
Ranking Top 10
Favorável
A pesquisa mostra também que 34% da população mundial não sabe como avaliar o papa. Isso ocorre, sobretudo, nos países onde outras religiões são predominantes, o que faz com que suas populações não tenham opinião formada sobre o líder da Igreja Católica. São 15 países nos quais o nível de desconhecimento do Papa Francisco passa de 50% da população. No Brasil, são 14%.
Não conhece/não sabe
50% ou mais da população
Quando analisadas as regiões, a imagem positiva do papa é maior na América Latina (77%), América do Norte (63%) e União Europeia (62%).
Naturalmente, a religião dos entrevistados impacta diretamente nos resultados da pesquisa: a maioria dos budistas, muçulmanos e hindus não tem opinião formada sobre o papa Francisco, enquanto que 85% dos católicos e 65% dos judeus opinam favoravelmente.
Independente da sua religião, você tem uma opinião favorável ou desfavorável ao Papa Francisco?
Sobre a pesquisa
A pesquisa ouviu 63.272 pessoas, em 64 países, entre setembro e dezembro de 2015. No Brasil, foram feitas 2.002 entrevistas.
Por: Ibope Inteligência
Leave A Comment