8 anúncios que fizeram grandes marcas passarem vergonha

Entre vazamentos de peças sem aprovação e temas controversos, confira campanhas que deixaram grandes anunciantes em apuros.

No começo deste ano, a equipe da agência JWT Índia postou (sem aprovação) na internet um anúncio para o Ford Figo que deu o que falar. Na ilustração, um sorridente e vitorioso Sílvio Berlusconi comemorava ter amarrado e amordaçado três mulheres curvilínas no porta malas do carro.

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Ford

A Ford correu para divulgar um pedido de desculpas e se disse “chocada” com os anúncios.

 

 

 

 

 

 

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McDonald’s

O escorregão do McDonald’s também aconteceu este ano. Um suposto anúncio da rede comparava os fãs viciados em Big Mac a frequentadores do Alcóolicos Anônimos ou grupo similares de ajuda mútua. Não pegou bem. Um representante se pronunciou e disse que o anúncio não foi aprovado pela companhia, e que ela iria pedir sua retirada. A agência responsável, Arnold MPG Boston, se pronunciou dizendo que a veiculação do anúncio foi um erro no processo de aprovação.

 

 

 

 

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Anistia Internacional

Criada pela TBWA Paris para a Anistia Internacional e vencedora de um Leão em Cannes, a série de anúncios sobre os Jogos Olímpicos de Pequim foi condenada por usar imagens fortes – e colocar lenha na fogueira sobre o tema dos direitos humanos na China. A assinatura “Depois dos Jogos Olímpicos, a luta pelos direitos humanos vai continuar” foi ilustrada por pessoas sendo torturadas em ambientes esportivos. O anunciante afirmou não ter aprovado a comunicação e que, inclusive, a considerava “negativa”. O prêmio em Cannes foi posteriormente retirado.

 

 

 

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Mentos

Em 2010, a Mentos recebeu críticas mundiais por uma campanha criada pela Neogama BBH/Brasil. No anúncio, uma garota magra dizia à amiga gorda: “Adoro sair com você. Todos os meninos ficam olhando para mim”. O slogan do produto, o Mentos Mini, arrematava a composição: “Egoísmo sem culpa”. A repercussão foi negativa, principalmente na imprensa e no mercado internacionais. Segundo o CBS News, a agência afirmou que o anúncio não foi aprovado pelo cliente, mas ainda assim foi “traduzido para o inglês exclusivamente para publicações ligadas à publicidade”.

 

 

 

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Kia Motors

Em 2011, agência brasileira Moma criou as campanhas “Teacher” e “Princess” para a Kia Motors. Mesmo premiadas com um Leão em Cannes, elas jamais chegaram a ser veiculadas. O motivo? O tom provocativo e sensual das peças, que também abordam o imaginário infantil, gerou acusações de pedofilia pela imprensa norte-americana. A Kia Motors mundial pediu desculpas e proibiu a publicação da campanha.

 

 

 

 

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Burger King

Mais um caso de anúncio banido por forte insinuação sexual: em 2009, o anúncio do Burger King foi acusado de sexismo pela imagem mais do que sugestiva que incluia uma mulher comendo o sanduíche. Criada para promover um sanduíche de quase 20 centímetros, a peça que deixa pouco à imaginação ainda arremata: “Mate o seu desejo por algo longo, suculento e grelhado”. Diante da repercussão negativa, a agência responsável suspendeu o anúncio.

 

 

 

 

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Oreo

O pôster “Biscoito ao leite preferido”, criado pela agência coreana Cheil Worldwide, colocou a Oreo em maus lençóis em 2012. A peça vazou para a internet e não demoraram a surgir reações negativas sobre a imagem e o conceito alimentar que ela transmite. A Kraft afirmou, em comunicado, que o anúncio nunca fora oficialmente publicado e foi criado apenas para um “fórum de publicidade”.

 

 

 

 

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WWF

Mais um clássico de histórias que deram errado: em 2009, DM9DDB Brazil mfez um pôster para a WWF que mostrava dezenas de aviões planando perto das Torres Gêmeas. Ao lado da foto, o texto dizia que “100 vezes mais pessoas morreram no Tsunami que no 11 de setembro. O próprio Sergio Valente, então presidente da DM9, publicou uma carta no site da empresa pedindo desculpas. Segundo o texto, a campanha não estava aprovada e vazou.

 

 

 

 

Por: Exame

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By | 2017-05-28T10:23:05-03:00 29 abril, 2013|Categories: Marca, Marketing Digital, Mercado, Pesquisas, Redes Sociais|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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