No início de sua carreira à frente do Facebook, Mark Zuckeberg tinha que pensar duas vezes antes de entregar seu cartão de visitas. Ele mantinha dois modelos: um convencional e outro com a sentença “Eu sou o CEO, idiota” (em uma tradução eufemista).
Apesar do tom agressivo, a criatividade na hora de confeccionar o próprio cartão de visitas não está restrita ao CEO do Facebook.
No Brasil, o empresário bilionário da saúde Edson de Godoy Bueno, dono da rede Amil, colocava em seus primeiros cartões de visitas o título de “Gerente de Treinamento”, e não seu cargo de presidente.
Com a abertura do capital da companhia, Bueno teve que alterar seu cartão profissional para se apresentar de outra forma aos investidores.
Conheça outros exemplos divertidos. Mas, alerta: use as sugestões com moderação.
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O provocador
Não há dados que comprovem de quem partiu a ideia de elaborar o cartão de visitas provocador de Mark Zuckeberg, CEO do Facebook. Mas o filme “A rede social” sugere que a proposta saiu da mente de Sean Parker, criador do Napster e ex-sócio do site de relacionamentos. A ideia era provocar futuros concorrentes ou aspirantes à compradores do Facebook.
A brincadeira saiu do papel. E Zuckerberg tinha que pensar duas vezes antes de entregar seu cartão a um novo contato. Apesar dessa “preocupação” na hora de fazer networking, Zuckerberg transformou o Facebook em um negócio bilionário e manteve sua independência diante de grandes conglomerados na internet, como a Microsoft e o Google, que tentaram comprar parte da companhia.
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O geek
Co-fundador da Apple, Steve Wozniak criou um cartão de negócios que mostra seu pioneirismo no ramo tecnológico. Ele é feito de metal pesado, com um design acabado em laser.
Conhecido pelo apelido “Woz”, Steve é funcionário da empresa de Jobs até hoje, mas sem compromisso em tempo integral.
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O narcisista
Personalidade de televisão e empresário, Donald Trump possui um cartão de visitas que chega a repetir três vezes seu sobrenome, de forma bastante egocêntrica. Parece que ele não segue as recomendações do programa que apresenta, a versão americana de “O Aprendiz”.
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Ele errou na digitação
Eric Schmidt, o atual presidente do Google, foi tradicional ao elaborar seu cartão de visitas. Mesmo assim, ele ganhou um lugar de destaque na lista de cartões inusitados. Isso porque o CEO errou ao digitar a palavra “Chairman”. No lugar deste cargo, saiu a neologismo “chariman”.
A palavra até deu pretexto para boatos de que o erro fosse uma brincadeira de Schimidt com a palavra charity (caridade, em inglês). No entanto, a versão mais confiável até agora é de que ele (ou seus assistentes) trocaram a ordem das letras mesmo.
Em abril, Schmidt será substituído pelo fundador do Google Larry Page no cargo de presidente da empresa. A partir daí, ele responderá apenas pela função de chairman do Google. Está aí uma chance para que ele corrija seu cartão de visitas.
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O cartão adesivo
Responsável pelo marketing do primeiro computador Macintosh da Apple nos anos 80, hoje Guy Kawasaki é CEO do portal de links e agregador RSS Alltop. Em visita ao Brasil em agosto de 2010, ele distribuiu cartões profissionais que podiam ser transformados em adesivos, para divulgar o site.
Kawasaki é autor de dez livros sobre tecnologia e comunicação corporativa e trabalhou diretamente com Steve Jobs e Steve Wozniak.
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O arcaico
O primeiro cartão de visitas de Bill Gates, criador da Microsoft, não tinha nada familiar com a empresa que cresceu e dominou o mercado de software na década de 1990. Ele era amarelo, com a assinatura “William H. Gates” e mostrava o primeiro endereço da empresa, em Albuquerque, no Novo México. Hoje a companhia está em Redmond, em Washington.
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O gamer
O empresário Leonardo Dias, da Taxi labs, possui um cartão de visitas com o título “Master Chief“, em homenagem ao personagem de videogame protagonista da série Halo, criada pela Microsoft. A companhia de Dias faz jogos para a internet e aplicativos para smartphones.
No cartão também é possível ver um QR Code na traseira. O código que pode ser lido pela webcam conectada com a internet para mostrar Realidade Aumentada, um 3D projetado, na imagem do cartão de negócios no computador.
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O caçador de tendências
Com o título “RainMaker & Chief Adrenalina Office”, o fundador da empresa BizRevolution, Ricardo Jordão Magalhães, se apresenta como um profissional que corre atrás do que é mais recente e inovador no marketing, brincando com o cotidiano corrido do mercado de publicidade.
Mas o aspecto mais curioso está na parte traseira do cartão. “Lead, follow, or get out of my way” é um recado educado para quem está dentro das redes sociais e que tem potencial para entrar em contato com a empresa dele. Isso porque os trabalhos de marketing da BizRevolution pouco interessam às pequenas e médias empresas que não utilizam internet como ferramenta de divulgação.
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Fonte: Exame
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