Segundo pesquisa realizada pela Zoom com 9.253 mil pessoas, os consumidores estão mais conscientes e sabem a importância de comprar apenas em lojas confiáveis. O estudo revela que três de cada quatro pessoas entrevistadas verificam informações, como endereço físico, telefones, e-mails, serviço de atendimento ao consumidor ou CNPJ, antes de efetuar sua compra pela primeira vez. Além disso, 92% afirmam desconfiar quando o preço de um produto está muito abaixo do que o praticado pelo mercado.
A maioria dos entrevistados (60%) quando se deparam com ofertas muito discrepantes da realidade, pesquisam se existem reclamações sobre a loja em sites. Verificar os comentários de outros consumidores que já compraram na varejista é também um recurso para 58% deles. Checar informações sobre a credibilidade da loja também é uma das alternativas mais procuradas, representada por 54% dos respondentes da pesquisa do Zoom.
Além de mais informados sobre como se precaver de fraudes nas compras online, as pessoas também estão mais cientes de seus direitos. Na pesquisa, 64% dos entrevistados afirmam conhecer a lei de proteção ao consumidor, representada pelo Decreto 7962/13, que estipula um prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto comprado em uma loja online, para que o cliente possa devolvê-lo e ser ressarcido, mesmo que esse já tenha sido usado ou não apresente defeito.
Por: Supermercado Moderno
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