País é o sétimo do mundo com mais pessoas offline, de acordo com o Banco Mundial.
A internet e as tecnologias digitais têm se ampliado rapidamente em todo o planeta, mas 60% da população mundial (cerca de 4,2 bilhões de pessoas) seguem sem acesso à rede mundial dos computadores. Só no Brasil são 98 milhões de pessoas que não têm acesso à internet. Com isso, o País é o sétimo com mais pessoas offline. As informações foram divulgadas pelo Banco Mundial ontem (13/01) em um relatório chamado “Dividendos Digitais”.
De acordo com o estudo, a Índia, com 1 bilhão de pessoas, e a China, com 755 milhões, são os dois países do mundo em que mais habitantes estão sem acesso à internet.
Considerando a internet de alta velocidade, apenas 15% da população mundial – ou 1,1 bilhão de pessoas – têm acesso a esse tipo de serviço.
Pelo lado positivo, o Brasil é o quinto do mundo em número de usuários. O País fica atrás de China, Estados Unidos, Índia e Japão.
“Nos encontramos em meio à maior revolução de informação e comunicação da história da humanidade”, afirma Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial, no estudo. Ele afirma, porém, que “a internet continua indisponível, inacessível e fora do alcance econômico para a maioria da população mundial”.
Além disso, o avanço e o acesso a essas tecnologias têm se mostrado de forma desigual ao redor do mundo. O estudo menciona que apenas 31% da população dos países em desenvolvimento tinham acesso à internet, em comparação com 80% nos países de renda alta, de acordo com dados de 2014.
Para reverter esse quadro, o Banco Mundial avalia que a internet precisa ser “universal, economicamente viável, aberta e segura” e os governos têm ainda que reforçar as regulamentações que assegurem concorrência entre as empresas do segmento.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment