Pesquisa realizada pelo Grupo Padrão indica que atributos mais importantes para consumidores brasileiros são qualidade, preço e atendimento.
Apple, O Boticário, Hospital Albert Einstein, BB Mapfre, Audi, Ford, Tigre, Netshoes e Ambev são as marcas no topo do ranking sobre percepção de respeito ao público, de acordo com a 15ª edição do estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a consultoria CA Ponte e a empresa de pesquisa digital MindMiners.
As características mais decisivas para saber se uma marca respeita ou não um cliente, segundo os entrevistados, são produtos de boa qualidade, com 29%, preço e facilidade de pagamento (28%) e atendimento (27%). Estrutura física (9%), inovação (4%) e conveniência (2%) também foram citados. Ano passado, o preço foi a principal característica. Segundo Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, o aumento do atributo qualidade é um reflexo da melhora econômica do País.
Os resultados da pesquisa indicam que os cidadãos brasileiros ainda não atingiram a maioridade de consumo, segundo Meir. Entre outros fatores, porque o “atendimento não vem se mostrando como fator preferencial no fator de respeito”, afirma. Ainda de acordo com ele, neste quesito, estamos cerca de 40 anos atrás de países com economias desenvolvidas, como Estados Unidos e os membros da Comunidade Europeia.
“Para mudar esse cenário, seria necessário aumentar o nível de exigência que precisa ser imposto às empresas, e ainda a própria marca precisa começar a educar esse consumidor de forma mais sofisticada” propõe.
Os segmentos que mais se destacaram na pesquisa foram seguro residencial e automóvel, carros de luxo e notebooks, ultrabooks e tablets. Já os setores operadora de banda larga fixa, energia elétrica e operadora de telefonia móvel obtiveram os piores resultados.
A pesquisa foi feita com 1.493 pessoas, em sete estados brasileiros. A coleta dos dados foi realizada no período de 25 de outubro a 3 de novembro deste ano.
Por: Meio & Mensagem
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