De acordo com o estudo LatAm Retail Overview, divulgado pela Kantar Worldpanel, o canal de autosserviço concentra 47% dos gastos dos consumidores latino-americanos. O levantamento mostra que os consumidores latinos estão indo menos vezes ao ponto de venda, no entanto, quando vão enchem mais o carrinho. O Chile registrou o ticket de compra mais alto, em U$D 20,00, seguidos pelos argentinos quem consomem U$D 17,80 quando frequentam o PDV.
Uma tendência que impactou principalmente as cadeias locais foi a estratégia das cadeias globais de adquirir empresas locais que já contam com o conhecimento e preferência do consumidor. Os canais alternativos como farmácias, atacadistas e as vendas porta a porta, também são visitados e concentram 18% dos gastos na América Latina.
Em torno de 42% dos consumidores da região buscam se relacionar com os vendedores, já que eles conhecem suas preferências e podem oferecer mais opções perante suas necessidades. Outro fator a ser levado em consideração é sua busca por informação, pois 63% declaram que gostam de receber informações e conselhos sobre os benefícios e uso do produto, principalmente nos canais locais, evitando filas em suas compras.
Analistas do estudo afirmam que apesar do baixo desenvolvimento do canal de autosserviço na região, em 2013 os países da América Latina apresentaram um crescimento baixo, mas significativo. Porém, o relatório mostra que para um maior desenvolvimento no canal, é necessário manter proximidade com os consumidores, conhecer suas preferências, oferecer mais informações sobre os produtos e otimizar o tempo de espera para realizar as compras.
Por: Supermercado Moderno
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