Mercado deve movimentar R$ 90 bilhões em 2018, aponta nova pesquisa da Mintel.
Embora 2014 tenha sido até agora um ano de consumismo cauteloso, alguns segmentos devem apresentar taxas de crescimento fortes até 2018. A análise é da pesquisa Estilos de Vida dos Brasileiros 2014: Mudanças no Hábito de Consumo, feito pela Mintel. Este é o primeiro relatório feito pela empresa a abordar todos os setores do mercado consumidor brasileiro ao mesmo tempo.
A categoria de bebidas alcoólicas consumidas fora de casa atingirá a maior taxa de crescimento, quase duplicando de tamanho. O mercado, avaliado em R$ 46 bilhões em 2013, deve atingir os R$ 90 bilhões em 2018, o que representará uma alta de 96%. Novos lançamentos de cerveja e o aumento do consumo de variedades importadas devem impulsionar o volume de vendas e de valor desse mercado.
O segundo maior crescimento projetado para o mesmo período é em Tecnologia e Comunicação: 84%, passando de R$ 119 bilhões, em 2013, para R$ 220 bilhões, em 2018. Na sequência, aparecem itens de casa (60%), farmácia (53%), manutenção da casa (47%) e beleza e cuidados pessoais (45%).
Em outra frente, a pesquisa apontou que 48% dos brasileiros gastaram, em 2013, mais com alimentos consumidos no lar, em comparação com o ano anterior. Já quando perguntados como planejam gastar seu dinheiro extra em 2014, 50% dos consumidores disseram lazer; 28%, comer fora, e 30%, colocar em uma conta poupança.
Dentre as metas pessoais do brasileiro neste ano estão “cuidar melhor da minha aparência”, com 75% das menções; “passar mais tempo com minha família”, 74%; e “colocar as minhas finanças em ordem”, 73%.
Por: Meio & Mensagem
Leave A Comment