A ascensão de classe social permitiu ao brasileiro comprar produtos mais sofisticados no ano passado. De acordo com uma pesquisa da Kantar Worldpanel, o brasileiro consumiu 0,5% menos em volume do que em 2010, mas gastou em média 7,8% a mais do que no ano anterior. Esse aumento do gasto é explicado por sofisticação da cesta de compras por aumento de preços.
O brasileiro optou por produtos de maior valor agregado e categorias premium, diz Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel. Na média de todos os produtos da cesta, os preços subiram 8,7%, segundo a empresa. “Vemos um fortalecimento da renda domiciliar nos últimos anos”, diz ela. O consumo no Norte e no Nordeste cresce bastante, impulsionado pelo crescimento da oferta de trabalho. “Também cresceu o percentual de domicílios que passaram a pertencer às classes A e B, por causa do aumento da renda e de incentivos do governo.”
A empresa analisa uma cesta com cerca de cem itens de largo consumo das categorias alimentos (com o maior peso, de 45%), bebidas (26%), higiene (21%) e limpeza (9%). Os resultados estão em linha com dados da Nielsen, de que em 2011 os brasileiros compraram menos produtos em volume, gastaram mais e optaram por itens sofisticados.
Segundo a pesquisa, 53,5% do faturamento do varejo brasileiro é realizado em supermercados, mas no Norte e Nordeste predomina o varejo “tradicional”, como mercearias e mercados de bairro, que respondem por 46,5% das vendas ao consumidor. A Kantar Worldpanel visita semanalmente 8.200 lares brasileiros.
Fonte: Valor Econômico
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