Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, por meio da ferramenta Pyxis Consumo, identificou que os brasileiros devem gastar, em média, o valor de R$ 290,66 com eletrodomésticos este ano. Com isso os gastos poderiam chegar a R$ 47 bilhões no período. O valor supera o de 2012, cuja média nacional foi de R$ 261,84 e totalizou R$ 42,70 bilhões.
De acordo com o estudo, a classe C, ou a nova classe média, será a maior consumidora ao longo deste ano, com gastos estimados em R$ 20,8 bilhões, o que representa 44% do consumo do País. Esse fato comprova que ainda existe uma demanda reprimida no Brasil. A classe B aparece na sequência, com potencial de consumo estimado em R$ 17,4 bilhões, o equivalente a 36% do total. Já na classe D e E, o índice é bem menor, com gasto estimado de R$ 5 bilhões, representando apenas pouco mais de 8% do setor.
Cabe ressaltar que para os próximos meses, os consumidores de menor poder aquisitivo podem aumentar suas compras, uma vez que já está implementado o projeto Minha Casa Melhor, que ajuda no financiamento destes artigos, a população que adquiriu imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida.
Já o potencial de consumo de telefonia móvel estimado para 2013 no Brasil é de R$ 36 bilhões, segundo o Pyxis Consumo. A classe B deve ser responsável por 44% desses gastos na casa de R$ 15,9 bilhões, seguida da classe C, com 37% ou R$ 13,3 bilhões.
O Sudeste também é a região que mais vai consumir esses produtos: 51% do total do país. Todavia, o Centro-Oeste, apesar de representar apenas 9% dos gastos do Brasil, tem o maior consumo por habitante: R$ 253,56 contra R$ 242,68 do Sudeste.
Banda larga
O número de usuários domiciliares com banda larga de mais de 2 Mb superou os que usam conexões abaixo desse valor, segundo a pesquisa NetSpeed Online Report, do Ibope Media. Em junho de 2013, 52,5% dos usuários ativos domiciliares, ou 23,8 milhões de pessoas, usaram conexões superiores a 2 Mb, enquanto os usuários de banda larga inferior a essa velocidade ficaram em 46,7%, ou 21,2, milhões. A pesquisa é realizada em parceria com a Nielsen em outros seis países, com a mesma metodologia.
Em números absolutos, a faixa que mais cresce é a de 2 Mb a 8 Mb, que ganhou 4,5 milhões de novos usuários, ao passar de 11,6 milhões, em junho de 2012, para 16,1 milhões, em junho de 2013.
Por: GS&MD
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