É o que aponta o estudo “Riqueza e Gastos dos Consumidores”, elaborado pela consultoria americana A.T. Kearney. Segundo o levantamento, US$ 40 trilhões devem ser gastos pela população mundial em produtos e serviços em 2020, representando um acréscimo de U$ 12 trilhões em uma década.
Deste último valor, 5% serão desembolsados pelos brasileiros. Os dados colocam o Brasil como o quarto país que mais vai contribuir para o crescimento do consumo global nos próximos 8 anos, gastando 55% a mais do que 10 anos antes.
Considerado pelo estudo um país de consumidores emergentes, o Brasil tem hoje os alimentos e outros produtos básicos como responsáveis por grande parte dos gastos. Nos próximos anos, estes itens não devem perder sua importância, mas espera-se que serviços como educação, assistência médica e transportes, além da internet e telefonia, assumam maior preponderância nos valores desembolsados pelos brasileiros.
Carlos Higo, gerente sênior de prática de bens de consumo e varejo da A.T. Kearney no Brasil, aponta que a perspectiva, tanto no Brasil como no contexto global, é “muito positiva”, considerando o momento de crise por que passa a economia mundial.
O estudo da A.T. Kearney foi feito a partir de uma análise estatística e econômica de 70 categorias de consumo em 86 países, para um período de 30 anos (1990 – 2020) e observando mais de 3 mil variáveis socioeconômicas. Todos os dados para o levantamento foram obtidos pela consultoria Euromonitor.
Fonte: Supermercado Moderno
Leave A Comment