O brasileiro troca de celular a cada um ano e um mês, em média. Essa é a estimativa do diretor de produtos da Samsung, Roberto Soboll.
E a tendência, segundo ele, é que esse prazo por enquanto se mantenha estável, sem encurtar e nem se alongar.
O perfil do telefone comprado pelo consumidor brasileiro, contudo, mudou radicalmente nos últimos 18 meses.
Antes, o volume de vendas diminuía gradativamente conforme aumentava o preço. Ou seja, havia uma relação inversamente proporcional entre volume e preço.
Agora, a maioria das vendas está na gama média, em uma faixa de preço entre R$ 800 e R$ 900.
E a gama alta registra mais unidades vendidas que a gama baixa.
Outra mudança importante aconteceu no tamanho de tela. Hoje, mais de 60% dos aparelhos vendidos no país têm entre 4.5 e 5 polegadas, diz o executivo.
Um ano e meio atrás, a maioria tinha menos de 4.5 polegadas.
“O mercado cada vez mais maduro. As pessoas estão no seu segundo ou terceiro smartphone”, comenta o diretor da Samsung.
Por: Exame
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