Com mais aparelhos celulares do que a população e apenas 14% de difusão dos smartphones no Brasil, o País deve passar por uma fase de crescimento do mercado de comércio eletrônico (e-commerce), ainda mais depois da isenção dos tributos para produção nacional de aparelhos de telefonia que possibilitam acesso à Internet de 3G. Entre os serviços que mais crescem, está o de buscador de preços, uma vez que os brasileiros estão entre os que mais pesquisam na hora da compra.
Estudos estimam que até 80% dos usuários brasileiros de smartphone utilizam o aparelho para compras on-line, e ainda grande parte o faz de forma consciente, com pesquisa de preços. O comparador Shopbot, por exemplo, prevê incremento de 40% das buscas até o fim do ano.
De acordo com Ricardo Bove, diretor do site, o incentivo do governo propiciará um aumento no acesso através destes aparelhos antes mesmo do Natal. Cerca de 3% dos acessos ao ShopBot são feitos através de dispositivos móveis. “Ainda estamos longe de mercados mais maduros como Austrália, onde somos líderes de mercado, com quatro vezes este número de acessos, mas com o anúncio do Governo, a expectativa é que o crescimento gire em torno de 40% até o fim do ano.”
O comércio eletrônico faturou R$ 10,5 bilhões no primeiro semestre deste ano no Brasil, configurando um aumento de 21% em relação a igual período de 2011.
Por: DCI
Leave A Comment