Pesquisa realizada pela ANEFAC mostra que somente 11% dos entrevistados pretendem usar o valor para a compra de presentes.
De acordo com pesquisa realizada pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade), 74% dos brasileiros devem usar o 13º salário para pagar dívidas neste final de ano.
O percentual é maior do que no ano de 2014, quando 68% dos entrevistados afirmavam que usariam o benefício para essa finalidade.
A pesquisa também revelou uma mudança na intenção de usar o 13º salário para a compra de presentes. Em 2014, 11% dos entrevistados pretendiam usar benefício para comprar presentes. Neste ano, o percentual foi reduzido para 8% – uma queda de 27,7%,
Dentre os gastos com presentes previstos para o fim de ano, a maioria (42%) deve ficar na faixa de valor de 200 a 500 reais. A segunda faixa de valor mais citada foi de 100 a 200 reais, com 32%.
Dívidas
De acordo com a associação, dentre os entrevistados que pretendem usar o 13º salário para o pagamento de dívidas, a maioria (44%) usará o dinheiro em pendências no cartão de crédito.
O cheque especial é a segunda principal modalidade de dívida a ser quitada, com 39%.
Uma parcela menor, de apenas 4% dos entrevistados, usará o 13º salário para regularizar dívidas junto ao comércio que levaram seu nome a ser negativado.
Fonte: Exame online
Leave A Comment