Estudo revelou que brasileiros passam 41 anos, 3 meses e 13 dias de suas vidas online. Essa dependência os força a compartilhar muitas de suas informações confidenciais; confira os detalhes
Quanto tempo do seu dia você passa na internet? Entre compras, streamings e, sobretudo, redes sociais e outras atividades, um estudo recente da NordVPN mostra que brasileiros passam mais da metade de suas vidas no mundo online.
A NordVPN é uma companhia de cibersegurança e analisar dados é um dos seus diferenciais. O estudo conduzido pela empresa, revelou que os brasileiros passam 41 anos, 3 meses e 13 dias de suas vidas online.
Comparado com a média da expectativa de vida do brasileiro (75.9 anos), isso equivale a mais de metade de suas vidas.
Ou seja, os dados mostram que, durante uma semana típica, os brasileiros passam mais de 91 horas usando a internet, o que resulta em quase quatro dias. Isso se traduz em 197 dias por ano, ou mais de 41 anos durante uma vida.
Horas gasta online
De acordo com a NordVPN, essas 91 horas semanais, pouco mais de 19 horas são gastas trabalhando, enquanto as quase 72 horas restantes são para diversas atividades online.
O horário médio em que os brasileiros começam a navegar na internet todos os dias é às 8h33 e só desconectam por volta das 22h13.
Streaming é tendência
Os dados da pesquisa apontam que a maior parte do tempo gasto pelos brasileiros por semana – 13 horas e 3 minutos – é usada para fazer streaming de programas de TV e filmes em plataformas como a Netflix.
Apenas uma hora a menos – 12 horas e 18 minutos – é gasta para assistir a vídeos, por exemplo, no YouTube.
As outras 11 horas e 19 minutos por semana são dedicadas a percorrer os canais das redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Instagram, enquanto 6 horas e 13 minutos são gastas ouvindo música no Spotify, Deezer, Amazon music, etc.
Tempo para gestão da vida
Mas nem só de entretenimento vive o brasileiro na internet. O estudo mostra também que, além disso, durante 5 horas e 28 minutos semanais, os brasileiros seguem aulas/tutoriais.
Já a gestão da vida, como questões financeiras, são dedicadas 4 horas e 35 minutos por meio do uso de bancos online.
O fator segurança
Segundo análise da NordVPN, a maioria de nós procura facilitar e enriquecer nosso dia a dia com várias plataformas e serviços online, no entanto, quase ninguém pensa em sua segurança online e na privacidade dos dados fornecidos a aplicativos e sites.
“Longas horas passadas na internet são apenas um sinal do aumento dos riscos que os usuários correm de se tornar mais uma vítima de criminosos cibernéticos, as atuais circunstâncias globais os tornam ainda mais ativos”, comenta Jonas Schuler, Gerente Nacional no Brasil da NordVPN.
Brasileiros estão ativamente dando suas informações pessoais
A pesquisa mostra um dado interessante sobre essa questão: 36% dos brasileiros não imaginam seu dia sem internet e 43,5% dependem da internet para a maioria de seus hobbies.
Essa dependência, segundo o estudo, os força a compartilhar muitas de suas informações confidenciais.
Entre os detalhes mais divulgados publicamente o estudo aponta: nome e sobrenome (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), número de seguridade nacional (62,4%), status de relacionamento (43,9%), além de cargo (40,6%) e dados bancários (29%).
O que você excluiria sobre você na internet?
Outro dado que chama atenção na pesquisa é que após serem questionados sobre o que abririam mão para que suas informações pessoais fossem excluídas permanentemente da internet, os brasileiros disseram beber álcool (30,5%), fumar maconha (27,8%) ou jogar videogame (20,3%).
Mas como nos livrarmos de tanto cadastro, termos e condições para seguirmos anônimos enquanto navegamos? Impossível. E é por isso que devemos prestar atenção especial às ameaças cibernéticas online, alerta Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.
Segundo o especialista, mensagens personalizadas que criam um senso de urgência, remetentes suspeitos ou desconhecidos, linguagem pobre, anexos e links incertos, são os primeiros sinais de uma fraude a serem observados.
“Abra apenas anexos de pessoas em quem você confia e, se houver alguma dúvida, não hesite em discutir o caso com seus colegas e amigos”, conclui Markuson.
Ainda sobre privacidade e segurança online, vale lembrar que o primeiro ciclo de monitoramento da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) teve início em janeiro deste ano.
Curiosidades sobre a metodologia: A pesquisa foi encomendada pela NordVPN e conduzida pela empresa externa Cint, de 3 a 4 de janeiro de 2022. O público-alvo da pesquisa foram residentes no Brasil com mais de 18 anos, e a amostra foi retirada de usuários nacionais da Internet. Cotas foram colocadas em idade, sexo e local de residência.
Leave A Comment