O levantamento “Perspectivas do Consumo”, elaborado pela empresa de pesquisas Kantar Worldpanel mostra que, de 2009 a este ano, o consumidor brasileiro reduziu despesas fixas e com serviços fora do lar, mas aumentou seu consumo de bens não duráveis dentro de suas casas.
Ou seja, os brasileiros se esforçam a abrem mão de gastos para equilibrar suas contas, mas não deixam de gastar nos supermercados, principal canal de venda de bens não duráveis. Lazer, alimentação fora do lar, serviços pessoais foram alguns grupos de gastos que foram reduzidos nos últimos anos.
Mas, embora continue aumentando gastos com consumo no lar, o consumidor está mudando o padrão dessas compras, segundo a Kantar. Vai menos vezes ao ponto de venda e compra de mais itens por visita, o que “beneficia canais de vendas que priorizam preço e conveniência”, de acordo com os autores do estudo.
Segundo o levantamento, nos últimos cinco anos, os lares reduziram, em média, sete visitas ao ponto de venda. Já o volume médio por viagem teve um aumento de 17% no mesmo período, e as compras de despensa representam hoje 47% do volume da cesta.
Nove categorias entraram com mais preponderância na cesta dos brasileiros nos últimos cinco anos, segundo a Kantar: creme de leite, extrato de tomate, molho de tomate, cereal tradicional, tempero, absorvente higiênico, leite em pó, cremes e loções e maionese. De acordo com a empresa, fatores de sofisticação e praticidade do consumo explicam o destaque obtido por esses produtos.
Por: Supermercado Moderno
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