É o que aponta pesquisa entre os latinos realizada pela Nielsen.
O Estudo Global sobre Confiança do Consumidor, Preocupações e Intenção de Compra, realizado por metodologia online em 63 países, mostra que a maioria dos brasileiros entrevistados (89%) acredita que o País está passando por uma recessão, percentual inferior em comparação com o final do ano passado (91% no quarto trimestre de 2016). Mesmo com melhora sutil na percepção do cenário econômico atual, o Brasil ainda permanece como o penúltimo entre os países pesquisados na região, ficando apenas à frente da Venezuela, onde 97% dos entrevistados disseram acreditar que a recessão econômica ainda é uma realidade naquele país.
Durante o segundo trimestre de 2017, os entrevistados disseram que, após pagar as despesas básicas, eles gastam o que sobra com entretenimento fora do lar (38%) e quitam suas dívidas (32%). Os brasileiros foram os que menos colocaram dinheiro na poupança entre os latino americanos. Enquanto metade dos entrevistados em países como Peru, Colômbia e México disseram ter poupado parte desse dinheiro remanescente (55%, 50% e 46%, respectivamente), no Brasil esse percentual foi apenas de 12%.
A maior ou segunda maior preocupação relatada pelos brasileiros entrevistados foi a economia – com 42%, o que representa um aumento de 4% em relação ao último trimestre de 2016.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment