26% dos internautas brasileiros possuem ao menos um aplicativo de desconto instalado em seu smartphone. Destes, 71% possuem ao menos um aplicativo de supermercado. É o que revela uma pesquisa do IBOPE Conecta, que mostra que em um ano esse percentual aumentou 15 pontos percentuais, já que em 2018, 56% possuíam apps de supermercado.
O resultado do estudo revela que o ponto de venda e as lojas de app são importantes para a divulgação do aplicativo das redes de supermercado. Os internautas que souberam do app na própria loja somam 51% (eram 48% em 2018) e os que baixaram por conta própria são hoje 13% (eram 8% no ano passado). Há também os que conheceram por meio de propagandas em sites ou redes sociais, que mantém o mesmo nível do ano anterior: 16%.
A satisfação geral dos internautas com o uso dos aplicativos cai cinco pontos percentuais de um ano para o outro: de 46% para 41%. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada quatro usuários desses apps (42%) acham que eles podem melhorar e ter mais benefícios e ofertas exclusivas e 14% esperavam ofertas melhores.
Os atributos mais importantes de um app de supermercado, segundo os internautas, são: facilidade de navegação (54% das menções), ter programa de fidelidade e não ocupar muita memória (ambos com 19% de citações) e não consumir dados durante o uso (7% das menções).
Quando questionados quais as razões para apagar um app de supermercado, não ter ofertas ou poucos benefícios é citado por 52% dos entrevistados, não funcionar bem é motivo para metade dos internautas apagarem o app e ocupar muita memória é uma das razões para 32%.
Por outro lado, quando bem utilizado, o app é um ótimo aliado do supermercado: 90% dos internautas que possuem um app de supermercado já foram fazer a compra de um produto após ter recebido a oferta no aplicativo, sendo que 63% foram mais de uma vez.
A pesquisa revela também que 77% verificam as ofertas antes de sair de casa, o que pode ser um indicador de que o consumidor usa o aplicativo para auxiliar na programação das compras para a casa e já chega ao supermercado sabendo exatamente o que deve procurar naquele determinado dia. De um ano para o outro, há uma oscilação positiva de quatro pontos percentuais, o que mostra que o consumidor está programando melhor a sua ida ao supermercado (48% dizem verificar o aplicativo pelo menos duas vezes por semana para verificar novos descontos). O estudo mostra ainda que metade dos entrevistados (48%) gosta de receber notificações quando há uma atualização ou nova oferta disponível.
Por: Mercado & Consumo
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