Pesquisa encomendada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que no primeiro bimestre deste ano o total de viagens em aviões superou as viagens rodoviárias em 10%.
Os números consolidam uma tendência registrada nos últimos anos. Em 2010, segundo a ANTT, os brasileiros realizaram 67 milhões de viagens em ônibus, ante o recorde de 66 milhões de tíquetes vendidos pelas companhias aéreas.
O total de viagens em ônibus, no entanto, tende a cair ao longo de 2011, enquanto as viagens em aviões tendem a crescer. Para especialistas, as empresas de ônibus deverão se concentrar no transporte de distâncias de até 500 quilômetros, limite acima do qual as viagens aéreas seriam imbatíveis.
O ônibus, contudo, perde participação relativa, diante da queda dos preços das passagens aéreas, dos parcelamentos e da maior disponível das classes C e D, que representam para algumas empresas do setor metade do total faturado. Inclui-se nessa categoria a Gol, que estima cerca de 10% do total de passageiros transportados viajam de avião pela primeira vez.
Realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), a pesquisa da ANTT também concluiu que as empresas de transporte rodoviário deixam de contabilizar aproximadamente 38% do total de passagens efetivamente vendidas.
Fonte: M&M on line
Leave A Comment