O número de idas às lojas pelo shopper teve uma redução de 9 visitas durante o ano. Apesar de a desaceleração do consumo em 2012 ser uma consequência disso, o estudo da Kantar Worldpanel destaca uma migração para dois formatos de varejo. Em busca de preços melhores, o valor gasto em compras no atacado cresceu 26%, e a busca por tempo e praticidade fez com que o valor gasto nos supermercados de vizinhança crescesse 5%. O atacado já é uma das opções de compra de 12,4 milhões de lares brasileiros.
Segundo estudo Consumer Insights 2012, o pé no freio no consumo familiar, ao lado de fatores como a crise econômica europeia, crescimento tímido no setor de serviços e importações crescendo mais do que as exportações foram as causas do crescimento do PIB muito abaixo das expectativas. Os setores com melhor desempenho foram aqueles que tiveram reflexo direto de incentivos do governo, como veículos (carros e motos) e materiais de construção.
Apesar do valor investido na compra de bens de consumo não duráveis (que contempla as cestas de alimentos, bebidas, higiene e beleza) ter marcado um crescimento de 5% em 2012, comparado ao ano anterior, em número de unidades o período registrou queda de 1%.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment