Pesquisa conduzida pelo Instituto Data Popular em parceria com a Serasa Experian identifica quatro perfis de consumo na nova classe média brasileira.
A nova classe média brasileira consumiu R$ 1,17 trilhão em 2013. O número é de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Data Popular em parceria com a Serasa Experian, e representa uma alta de 13,6% em relação ao ano anterior. Ao todo, o país possui 108 milhões de pessoas que pertencem a este grupo que, de acordo com critérios do Data Popular, enquadra famílias com renda per capita média entre R$ 320,00 e R$ 1.120,00 mensais. Do total de gastos, a maior parcela vai para alimentação, movimentando R$ 223,3 bilhões, seguido por saúde, com R$ 71,8 bilhões, e vestuário, com R$ 61,6 bilhões.
A pesquisa também identificou quatro perfis de consumo dentro da classe C: Batalhadores, Experientes, Empreendedores e Promissores. O primeiro grupo possui a maior quantidade de indivíduos, 39%, a faixa etária predominante é de 40 anos, possuem carteira assinada e têm gastos somados em R$ 389 bilhões. Em seguida aparecem os experientes, segmento cuja idade média é de 65,8 anos e que consumiu em 2013 cerca de R$ 274 bilhões. A maioria deles (59%) possui apenas ensino fundamental e só 7% acessam a internet.
O terceiro perfil são os promissores, que representa 19% da população analisada: 59% deles concluíram ensino médio e 57% têm emprego com carteira assinada; 72% usam a internet e a idade média é de 22 anos. Em 2013, consumiram R$ 230,8 bilhões. O quarto grupo é o dos empreendedores: são 16% da nova classe média, mas representam a parcela mais escolarizada desta população. Cerca de 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e 19%, o superior. Com idade média de 43 anos, 43% têm carteira assinada e 60% utilizam a internet. Ao todo, gastaram R$ 276 bilhões no ano passado.
Viagens nacionais, notebooks e tablets no topo da intenção de compra
O estudo do Data Popular e da Serasa Experian listou os itens que a nova classe média pretende adquirir nos próximos 12 meses. Entre os bens individuais, viagens nacionais, notebooks e tablets lideram o ranking de intenção de compra. Já em relação aos bens domiciliares, móveis, aparelhos de TV e geladeiras são os primeiros colocados. Para este trabalho, o instituto ouviu 3 mil consumidores e acessou cadastros de aproximadamente 800 mil pessoas.
Por: Mundo do Marketing
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