Os brasileiros gastam hoje mais que o dobro do que gastavam há nove anos para comer fora de casa, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular. Esse fato está impulsionando o crescimento do setor de alimentação fora do lar ou food service.
Segundo a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), 30% das vendas da indústria de alimentos são direcionadas para os canais de food service, que crescem a 12% ao ano. No setor de franquias de alimentação, as empresas cresceram de 6,8% em 2010, de acordo com a pesquisa “Panorama Global das Franquias do Setor de Alimentação”, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) com 46 redes de franquias da área.
- O faturamento dessas empresas chegou a R$ 9,254 milhões no ano passado, valor 16,8% maior que em 2009. As expectativas para este ano são ainda melhores: as franquias de alimentação pesquisadas esperam crescer 18,6%.
- 65,7% franqueados dos restaurantes estão localizados no Sudeste, mas as regiões Centro-Oeste e o Nordeste devem ter crescimento mais expressivo nos próximos anos
- 11,5% foi o crescimento em número de lojas do sistema de franquias de alimentação em 2010
- 41% foi a expansão do segmento de sanduíches, a área que mais evoluiu
- R$ 223 mil é o faturamento médio mensal por restaurante
- Os shoppings centers possuem a maior concentração de abertura de restaurantes e lanchonetes
Fonte: Consumidor Moderno
Leave A Comment