Conhecido pelo forte otimismo mesmo em situações adversas, a crise atual está apagando essa marca registrada do brasileiro. Entre janeiro e março deste ano, o índice de confiança do consumidor atingiu 74 pontos e recuou para o menor nível em onze anos, desde que a consultoria Nielsen começou a calcular o indicador em 63 países. Foi o sexto trimestre consecutivo de queda da confiança do brasileiro.
“Todas as questões que se agravaram no passado e continuam neste ano, como inflação, desemprego e o próprio cenário político, vem derrubando cada vez mais a confiança. A confiança no Brasil está em queda livre e só perde para a Venezuela, que é o país com o baixo nível de confiança na América Latina”, diz Domenico Filho, líder de indústria da consultoria Nielsen.
O fator que derrubou o índice em dois pontos percentuais no primeiro trimestre em comparação com o último do ano passado foi a preocupação com a economia. Quase a totalidade dos entrevistados (94%) considera que o País está em uma recessão neste momento e 55% acham que a situação se manterá nos próximos 12 meses. (Márcia de Chiara/AE
Por: O Sul
Leave A Comment