Confiança do consumidor paulistano cai 7,7% em janeiro

É o que aponta pesquisa da FecomercioSP.

Após registrar em dezembro o maior nível de confiança desde fevereiro de 2015, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) voltou a cair em janeiro. O indicador passou de 110,7 pontos em dezembro para 102,2 pontos neste mês, queda de 7,7%. Já na comparação anual, houve alta de 14,8%. A pesquisa é realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Os dois quesitos que compõem o indicador registraram resultados negativos na passagem de dezembro para janeiro. Após cinco altas consecutivas o ICEA (Índice das Condições Econômicas Atuais) recuou 6,1% ao passar de 72,6 em dezembro para 68,2 pontos em janeiro. Em relação a janeiro de 2016, o índice assinalou alta de 19,5% – registrando a quarta alta consecutiva nessa base de comparação.

As expectativas em relação aos meses seguintes caíram. O IEC (Índice de Expectativas do Consumidor), o outro componente do ICC, retraiu 8,2%, passando de 136,1 em dezembro para 125 pontos em janeiro. Por outro lado, no comparativo interanual, o índice registrou a décima alta consecutiva ao registrar crescimento de 13,2%.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo que sutil, há uma atmosfera mais positiva do que existia há um ano, com as recentes mudanças no quadro político e econômico. O resultado da pesquisa de janeiro mostra ainda um consumidor insatisfeito com as condições socioeconômicas do presente e inseguro quanto ao futuro. A situação do presente acaba por se refletir também nas expectativas, uma vez que as famílias seguem temerosas em relação ao mercado de trabalho.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-20T20:06:28-03:00 30 janeiro, 2017|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme