Estudo feito com 1490 pessoas de seis capitais do Brasil descobriu quais empresas mais respeitam o consumidor – de acordo com eles mesmos. Confira.
Respeito é uma palavra essencial em relações humanas saudáveis. E no relacionamento com as empresas não poderia ser diferente. Não por acaso, a Consumidor Moderno publica há 15 anos o estudo As empresas que mais respeitam o consumidor. A pesquisa, publicada na edição de dezembro/janeiro de cada ano, dá origem a uma premiação que reconhece as companhias que mais investem em respeito e que colocam esse valor em prática no dia a dia.
Na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, aconteceu a entrega do prêmio às empresas vencedoras. Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, lembrou ter feito uma aposta no avanço econômico do Brasil, durante a edição anterior do Prêmio, em 2016. E a aposta deu certo: o crescimento do PIB é a prova disso. E, como afirma Meir, as empresas que foram destaque no estudo em 2017 são referência, afinal, conseguiram manter o respeito ao consumidor de forma efetiva, mesmo em tempos de crise. E estão saindo dessa situação com excelência.
André Torretta, CEO da CA Ponte, consultoria responsável pelo estudo, comenta que estamos saindo de mais uma crise econômica e as empresas precisam compreender a evolução vivida pelo cliente nesse processo. “Quem é o consumidor que está saindo da crise? Qual respeito estamos transmitindo a ele?”, questiona. Stella Susskind, executiva do Segmento de Corporate d’A Ponte Estratégia, por sua vez, comenta que o ponto mais forte do estudo é o fato de que avalia as experiências reais dos clientes e não apenas a imagem transmitida pelas marcas. Um dos insights identificados por ela é que o brasileiro deseja um novo modelo de atendimento.
O estudo
O estudo As Empresas que mais respeitam o consumidor entrevistou, entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, 1.490 pessoas de seis capitais do País (Goiás, Pernambuco, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e do Distrito Federal.
Cada pessoa indicou até seis segmentos com os quais teve contato nos últimos seis meses e perguntas sobre os segmentos dos quais é usuário (“O que uma empresa tem que fazer para ser respeitada pelo consumidor?”, “Qual é a empresa que mais respeita o consumidor?”, entre outras). Feito isso, os dados foram ponderados de forma a garantir a representatividade de cada estrato (sexo, idade, classe social e região).
Confira as vencedoras:
Por: Consumidor Moderno
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