No Brasil, apenas 2% dos consumidores abastecem a despensa por canais virtuais.
Homens jovens, sobretudo das classes A e B. Esse é perfil básico de quem realiza compras de supermercado pela internet aqui no Brasil. Apenas 2% dos consumidores possue esse hábito, segundo pesquisa da Apas e do Ibope Inteligência. Não houve rápida evolução do e-commerce nesses segmento, uma vez que em 2014 o percentual era de 1%. Maior presença digital dos supermercados é considerada uma urgência no setor.
Integrar o mundo físico ao virtual tem sido esforço constante das redes do setor supermercadista, como mostra sucesso dos aplicativos de diversar marcas. No entanto, quando o assunto é vender diretamente pela internet, o varejo alimentar segue muito distante, por exemplo, do sucesso da venda online de eletroeletrônicos.
Bem diferente do cenário nos EUA, onde 70% dos consumidores farão compras de itens de mercearia pela internet até 2024, conforme pesquisa do Food Marketing Institute e da Nielsen. Dados publicados no Digitally Engaged Food Shopper mostram que até lá as vendas por esse canal somarão nada menos do que US$ 100 bilhões nos EUA, ou seja, cada lar americano gastará US$ 850 por ano em compras de alimentos e bebidas via internet.
Fonte: Valor Econômico
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