Consumidor diminuiu visitas ao ponto de venda no 4º tri de 2014

É o que aponta o estudo Consumer Insight feito pela Kantar Worldpanel. Segundo o levantamento, os lares passaram a antecipar suas compras e perceberam que adquirir os produtos em grandes quantidades gerava uma redução de idas ao ponto de venda, trazendo praticidade e economia de tempo para as famílias.

Quando analisadas as classes separadamente, foi possível perceber que o consumo impactou, principalmente, as classes mais baixas. Apesar de terem diminuído em menos 2 vezes no período a quantidade de idas ao ponto de venda, a classe D/E foi a única que registrou um crescimento de +11% nos produtos adquiridos por ocasião de compra.

A classe C também apontou uma queda de menos 2 idas ao PDV, mas registrou um aumento de + 6% na variação de volume médio por viagem. Já as classes A/B chamaram atenção por manter a frequência de compra estável, assim como o volume médio por ocasião de compra, que ficou em torno de 2%. Segundo o estudo, no último trimestre houve um crescimento para o atacarejo e supermercados de rede, que foram os canais com mais impacto positivo no mercado.

Com a retomada da missão de abastecimento do lar, o atacarejo se destaca pelo custo benefício e é o canal com o maior gasto em ticket médio (R$ 82,72), além da maior variação de volume, com 19%. O hipermercado apresentou uma queda na variação de volume de -27% e de -13% nos produtos adquiridos a cada ida ao ponto de venda.

Cestas

A pesquisa ainda revela que a cesta de bebidas foi a mais impactada no período, registando queda de frequência, variação de volume, valor e gasto no ticket médio. As cestas de higiene/beleza e de alimentos, no entanto, vêm demonstrando um bom desempenho, apesar da queda de uma vez na frequência ao ponto de venda. A cesta de limpeza foi a única que permaneceu com a frequência estável.

De acordo com analistas da Kantar, no geral os consumidores passaram a racionalizar o consumo, fazendo escolhas no carrinho e focando sempre na praticidade. Com isso, alguns produtos passaram a ter mais importância no dia a dia do brasileiro, como: pratos congelados, água de coco, empanados, alvejante sem cloro e inseticida.

Entre os produtos que deixaram de ter importância neste último trimestre do ano estão o leite pasteurizado, leite fermentado, bebida de soja, sopa e deo colônia.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-28T09:49:07-03:00 18 março, 2015|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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