Em pesquisa para prever o comportamento dos brasileiros com relação às compras de final de ano, a Ipsos MediaCT constatou que o consumidor está mais racional e exigente, priorizando produtos com qualidade que julgue suficiente mas, ao mesmo tempo, com preço baixo.
Esse perfil está ligado à maior troca de informações entre consumidores atualmente. No levantamento, 42% do público disse que recebe frequentemente pedidos de conselhos sobre produtos, e 91% gostam de comprar com base em recomendação alheia. Apenas 15% dizem que são os primeiros entre seus amigos a experimentar novos produtos ou serviços.
A relação com o dinheiro também influencia. Entre o público pesquisado, 45% dele fixam um valor máximo para gastar quando fazem as compras do mês e não o ultrapassam. Apesar de 43% não conseguirem guardar dinheiro, 66% afirmam ser muito cuidadosos com ele.
“O consumidor atual está mais racional, exigente, entende o valor dos produtos e busca o experimento de novos produtos e serviços. Ele está ávido por novidades, mas sabendo distinguir o momento certo de consumi-las”, afirma Diego Oliveira, Diretor de Contas da Ipsos MediaCT.
A pesquisa ainda mostra que 61% dos consumidores gostam de visitar várias lojas antes de uma compra e 41% preferem os produtos que ofereçam maior inovação em tecnologia.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment