Pesquisa revela que a atenção com os valores dos produtos cresceu entre os brasileiros, passando de 19% em 2013 para 37% esse ano.
Priorizar as lojas com as quais já teve boas experiências – o que engloba ter um bom atendimento, uma boa relação custo/benefício e receber o produto dentro do prazo – é o que o consumidor mais leva em consideração no momento de escolher a loja onde vai comprar online. Mas a preocupação com o preço do produto ganha destaque na pesquisa feita com 30 mil pessoas pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca.
Em 2013, apenas 19% dos consumidores levavam em conta o preço no momento de realizar uma compra pelo e-commerce, hoje esse número é de 37%. “Os dados mostram claramente que a comparação de preços e a preocupação em economizar estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, atingindo até as classes mais abastadas”, avalia Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
A preferência pela compra em grandes varejistas também cresceu, passando de 24% em 2013, para 36% neste ano. O estudo também aponta que as reclamações em sites como Reclame Aqui estão crescendo. Eram 27% há três anos, e hoje já são 33%.
Metodologia
O estudo pediu que os respondentes escolhessem até três critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: prioriza as lojas onde já teve boa experiência, hoje 39% ante 31% em 2013; busca pelo produto mais barato, 37% contra 19%; prioriza as grandes lojas, 36% ante 24%; reclamações sobre a loja em sites como o Reclame Aqui, 33% ante 27%; confiança na entrega, 27% contra 28%; e avaliação de outros consumidores, 25% contra 24%.
Por: Supermercado Moderno
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