De acordo com recente estudo da Conversion, empresa brasileira especializada em análise de dados eletrônicos, os consumidores do interior paulista possuem um ticket médio em compras pela internet de R$ 320, valor bem acima da média nacional, que é de R$ 292,47.
Na pesquisa, foram analisadas mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nos últimos 12 meses. Para medir o tamanho do comércio eletrônico nas cidades, a Conversion analisou a receita das lojas virtuais em cada uma delas em relação à capital São Paulo, que possui, de longe, a maior parte das vendas.
Com 9% da receita obtida em São Paulo, Campinas gera o maior faturamento do interior do Estado no e-commerce, seguida por Santos (5%) e Ribeirão Preto (4%). O maior ticket médio (R$ 326,55) e a maior taxa de conversão (1,56% das visitas são convertidas em compras) são da cidade de Barueri.
Segundo Diego Ivo, principal executivo da Conversion, os números refletem o alto poder aquisitivo da população do interior de São Paulo. Para ele, apesar do papel cumprido pelas lojas virtuais mais conhecidas, as pequenas e médias também impulsionam as vendas, principalmente as lojas de nicho.
“As lojas virtuais, sobretudo as grandes redes, precisam diversificar seu portfólio de estratégia de marketing, principalmente os mecanismos de busca, que são os canais responsáveis pela grande massa de tráfego em sites de vendas”, ressalta.
O comércio eletrônico no Brasil deve ter crescimento de 26% em 2014, segundo estimativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), totalizando receita de R$ 39 bilhões até o fim do ano.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment