Em tempos de pandemia, as compras online estão cada vez maiores. Nesse cenário, a logística é peça fundamental para que o lojista venda mais e para que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra. Um levantamento divulgado recentemente pela GFK mostra que será preciso um processo logístico reinventado. Uma maneira de transformar o suporte em oportunidade.
Entre a venda e o consumidor, está uma decisão. Muitos compradores, que antes resistiam em comprar online, agora estão vendo a necessidade crescer a cada dia. E o que torna essa decisão favorável, é ter a garantia de que será bem atendido. Ou seja, uma convergência de expectativas entre o físico e o digital, o chamado figital.
O levantamento da GFK perguntou aos consumidores “o que você espera dos varejistas que você está visitando agora?”, em loja online.
Desejos do consumidor
Os dados dos gráficos mostram números referentes à mesma pequisa realizada em abril (na cor cinza) e maio (na cor laranja). Em maio:
- 59% disseram esperar entrega em domicílio gratuita
- 64 esperam diferentes métodos de pagamento
- 63% esperam garantia de estoque
- 48% desejam que os funcionários “não toquem nas coisas” (produtos)
- 58% desejam que os funcionários usem máscara e proteção
Quando o assunto se refere à produtos da modalidade “click e retire”, quando você compra pelo site e retira na loja, as respostas foram:
- 37% esperam suporte por vídeo ou Skype
- 52% esperam suporte telefônico
- 45% esperam serviço de instalação em casa
A pesquisa traz um dado preocupante:a confiança do consumidor com o atual cenário despencou. De acordo com o estudo, em 4 semanas, houve uma queda na confiança maior que em quatro anos.
Com a queda na confiança e as incertezas sobre o futuro, o consumidor deixa de comprar. Ou seja, o maior desafio dos varejistas é devolver essa confiança gradualmente ao consumidor, para que ele se sinta seguro em comprar mais.
Com informações do portal Ecommerce Brasil.
Por: Mercado & Consumo
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