Consumidores utilizam pouco a internet pelo celular

Após uma pesquisa nacional com 7.200 pessoas das cinco regiões brasileiras, a CVA Solutions obteve uma amostra sobre o consumo de aparelhos celulares no país.

A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$500 a R$12.700 ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os Estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, os celulares possuem recursos diversos, que fazem parte dos grandes diferenciais que influenciam a compra do aparelho, porém, de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os recursos mais utilizados são os mais tradicionais.

Em primeiro lugar está a utilização do recurso de mensagem de texto, que obteve a resposta positiva de 87% d os entrevistados. A câmera fotográfica é utilizada por 75%. Já os jogos e tocadores de música (MP3) empataram com 55% de utilização. E o recurso de sintonizador de rádio fecha os cinco recursos mais utilizados em um aparelho celular, com 52% da preferência. Com relação aos recursos que o aparelho oferece, porém os consumidores utilizam pouco, os menos utilizados são acesso à internet (23% utilizam) e acesso ao e-mail (19% utilizam).

Nota de Valor Percebido

O mercado de celulares obteve 7,75 de nota média de Valor Percebido, a 12ª melhor nota dentre os 21 setores da economia analisados, sendo o mais alto o mercado de Eletrodomésticos, com 9,28, e o mais baixo o mercado de Planos de Saúde, com 6,27. Na avaliação dos consumidores, as marcas com o melhor Valor Percebido (custo-benefício) são Nokia, Samsung, HTC, Motorola e Sony-Ericsson. Nokia se destaca pela melhor percepção de benefícios e custos. Nokia aprese nta o melhor nível de retenção dos consumidores atuais quando perguntados se desejam mudar de marca.

Ao analisar a Força da Marca, ou seja, capacidade de atrair novos consumidores a Nokia se destaca novamente entre as demais. Apesar de pequena no Brasil, a Apple apresenta Força de Marca relevante em Celulares.

A loja da operadora Vivo é quem mais vende aparelhos dentro do perfil pesquisado, seguida pelas lojas da Claro, Tim, Lojas Americanas, Casas Bahia, loja da Oi e demais varejistas.

CVA Solutions e Metodologia

A CVA Solutions (Customer Value Added) é uma subsidiária da CVM Inc, empresa criada nos Estados Unidos, em 1995, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, Sul América, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atl ântica, Odontoprev, Omint, Mapfre, Banco Santander, Bradesco, Itaú-Unibanco entre outros.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market-share e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço. Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.

Ranking – Valor Percebido e Força da Marca

Valor Percebido           Força da Marca

Nokia = 1,05               Nokia = 38,3%

Samsung = 1,00          Motorola = 7,7%

HTC = 1,00                Samsung = 5,7%

Motorola = 0,98          Sony-Ericsson = 3,5%

Sony-Ericsson = 0,98   Apple = 2,8%

Valor Percebido = score da marca / score do mercado

Força da Marca = % Melhor Celular – % Pior Celular

Mais informações no site www.cvasolutions.com

Fonte: Consumidor Moderno

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About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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