Após uma pesquisa nacional com 7.200 pessoas das cinco regiões brasileiras, a CVA Solutions obteve uma amostra sobre o consumo de aparelhos celulares no país.
A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$500 a R$12.700 ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os Estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, os celulares possuem recursos diversos, que fazem parte dos grandes diferenciais que influenciam a compra do aparelho, porém, de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os recursos mais utilizados são os mais tradicionais.
Em primeiro lugar está a utilização do recurso de mensagem de texto, que obteve a resposta positiva de 87% d os entrevistados. A câmera fotográfica é utilizada por 75%. Já os jogos e tocadores de música (MP3) empataram com 55% de utilização. E o recurso de sintonizador de rádio fecha os cinco recursos mais utilizados em um aparelho celular, com 52% da preferência. Com relação aos recursos que o aparelho oferece, porém os consumidores utilizam pouco, os menos utilizados são acesso à internet (23% utilizam) e acesso ao e-mail (19% utilizam).
Nota de Valor Percebido
O mercado de celulares obteve 7,75 de nota média de Valor Percebido, a 12ª melhor nota dentre os 21 setores da economia analisados, sendo o mais alto o mercado de Eletrodomésticos, com 9,28, e o mais baixo o mercado de Planos de Saúde, com 6,27. Na avaliação dos consumidores, as marcas com o melhor Valor Percebido (custo-benefício) são Nokia, Samsung, HTC, Motorola e Sony-Ericsson. Nokia se destaca pela melhor percepção de benefícios e custos. Nokia aprese nta o melhor nível de retenção dos consumidores atuais quando perguntados se desejam mudar de marca.
Ao analisar a Força da Marca, ou seja, capacidade de atrair novos consumidores a Nokia se destaca novamente entre as demais. Apesar de pequena no Brasil, a Apple apresenta Força de Marca relevante em Celulares.
A loja da operadora Vivo é quem mais vende aparelhos dentro do perfil pesquisado, seguida pelas lojas da Claro, Tim, Lojas Americanas, Casas Bahia, loja da Oi e demais varejistas.
CVA Solutions e Metodologia
A CVA Solutions (Customer Value Added) é uma subsidiária da CVM Inc, empresa criada nos Estados Unidos, em 1995, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, Sul América, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atl ântica, Odontoprev, Omint, Mapfre, Banco Santander, Bradesco, Itaú-Unibanco entre outros.
A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market-share e da rentabilidade do cliente.
O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço. Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.
Ranking – Valor Percebido e Força da Marca
Valor Percebido Força da Marca
Nokia = 1,05 Nokia = 38,3%
Samsung = 1,00 Motorola = 7,7%
HTC = 1,00 Samsung = 5,7%
Motorola = 0,98 Sony-Ericsson = 3,5%
Sony-Ericsson = 0,98 Apple = 2,8%
Valor Percebido = score da marca / score do mercado
Força da Marca = % Melhor Celular – % Pior Celular
Mais informações no site www.cvasolutions.com
Fonte: Consumidor Moderno
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