.
Em meio às discussões sobre direitos de transmissão esportiva, um estudo sinaliza que o consumo desse tipo de conteúdo deverá crescer nos próximos anos, em especial na internet. Apresentado em um fórum em Barcelona, a pesquisa foi feita pela Havas Sports & Entertainment e ouviu fãs de esporte, com idades entre 12 e 35 anos, de cinco países: França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
O trabalho mostra que 72% dessas pessoas checam ao menos uma vez por dia notícias referentes a seu time ou a eventos esportivos. Dos entrevistados, 58% acreditam que o consumo de conteúdo crescerá na próxima década, enquanto 6% dizem que irá diminuir.
Segundo a pesquisa, a TV reina suprema entre os fãs de esporte. Simplesmente 98% das pessoas ouvidas acompanham o noticiário esportivo pela televisão, sendo que 57% o fazem diariamente. O estudo da Havas indica que a plataforma que pode competir com esse meio é a internet. Dos fãs do esporte, 53% recorrem à web todos os dias para se informar. Além disso, 99% das pessoas consultadas e que já se abastecem de notícias na web asseguram que usarão mais essas plataformas nos próximos dez anos.
Os dados do trabalho da Havas Sports indicam que os jornais e as rádios ocupam o terceiro e o quarto lugar, respectivamente, no consumo de noticiário esportivo. Mas os diários têm com que se preocupar: 70% dos entrevistados acreditam que vão ler menos os jornais entre 2011 e 2021. Por sinal, 70% dos fãs que comprarão menos diários esportivos alegam que vão buscar conteúdo via celulares ou web.
Confira alguns resultados da pesquisa:
– 65% dos entrevistados têm ou consideram ter TV 3D. O esporte é um motivo forte para essa aquisação (resposta de 51%);
– atualmente, 58% acompanham noticiário em HDTV;
– na França, o rádio é o segundo meio mais popular. Dos fãs, 38% optam por essas transmissões caso não tenham acesso à TV;
– para os fanáticos do Reino Unido, o smartphone é um importante aliado quando se trata de noticiário esportivo. Principalmente entre os jovens. São eles que lideram esse tipo de consumo entre os entrevistados dos cinco países;
– a mídia social não é assim tão popular entre os fãs de esporte. Dos entrevistados, menos de 26% usam o Facebook ou o Twitter para checar notícias sobre times e atletas. Somente 9% seguem desportistas no microblog. Para os que adotam as redes, os motivos são interagir com outros fãs e ter informações constantemente.
Fonte: M&M on line
Queria saber o que é consumismo no esporte ???