Mesmo em um clima econômico mais favorável ao consumo, 5% dos brasileiros mantiveram a preocupação com a aquisição de produtos mais sustentáveis. Os dados são da Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar, que entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, moradores de 12 regiões metropolitanas do país e de todas as classes sociais.
O relatório mostra que, em relação a 2010, aumentou o número de pessoas que “às vezes” se preocupa com ações mais sustentáveis, como, por exemplo, planejar a compra de alimentos e roupas, desligar lâmpadas, fechar torneiras, usar o verso do papel e ler rótulos de produtos.
Os entrevistados demonstraram também que priorizam cada vez mais situações sociais ao invés de práticas de consumo. No quesito afetividade, 8,3, em uma escala de 0 a 10, preferem passar mais tempo com amigos e família, e apenas 2,6 optam por comprar presentes.
A pesquisa aponta ainda que 80% dos participantes consideram que conviver bem com a família e amigos os aproxima da felicidade, enquanto apenas 3 em 10 indicaram a tranquilidade financeira como resposta para a pergunta “o que é felicidade para você?”.
“Foi uma surpresa perceber que a aquisição se mostra como meio e não como o fim para a felicidade”, diz Dalberto Adulis, gerente de conteúdos e metodologia da Akatu.
Para o economista Ricardo Abramovay, um dos pontos mais interessantes da pesquisa foi o indicador sobre desejos, onde a preferência por mobilidade alcançou um índice de quase 8, na escala de 0 a 10, enquanto a vontade de ter um automóvel próprio não passou de 5. “O carro, que foi por muito tempo um emblema de status e prestígio, perdeu espaço”, diz.
Fonte: Folha de S. Paulo
Por: GS&MD
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