Resultado está no relatório Consumer Insights da Kantar Worldpanel, que também confirma uma maior sofisticação no carrinho de compras do consumidor.
O consumo de bens não duráveis volta a crescer no segundo trimestre. Em relação ao mesmo período de 2012, o comércio brasileiro registra alta de 3% no volume de vendas, 2% no número de unidades vendidas e 11% no valor gasto. O resultado está no relatório Consumer Insights da Kantar Worldpanel, que também confirma uma maior sofisticação no carrinho de compras do consumidor. Para os itens considerados básicos, o aumento no consumo foi de 5% para as classes AB e 4% para a C. Nos itens não básicos, este aumento é de apenas 3% para os grupos AB e 8% para a classe C. Nas camadas menos favorecidas, D e E, o volume de compras em ambos os casos permanece estável.
No geral, a classe C é a responsável pela maior alta registrada no relatório, gastando 14% a mais que em 2012. As classes AB gastaram 12% a mais e a DE, 7%. Os bens não duráveis incluem categorias como alimentos, bebidas, limpeza do lar e higiene pessoal. A Kantar aponta ainda que apesar do aumento, o índice de otimismo do brasileiro diminuiu. Em 2012, 83% acreditavam que sua situação pessoal tinha perspectivas melhores e 78% confiavam que o Brasil teria um cenário mais favorável. Para este ano, apenas 39% têm esperança de um melhor momento do país, embora 77% ainda estejam otimistas em relação a sua situação pessoal.
Por: Mundo do Marketing
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