Pesquisa realizada durante o primeiro trimestre pela Fecomercio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro) e Pela Ipsos, constatou que 11% dos consumidores do País estavam pagando as compras de alimentos em parcelas. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 7%.
A opção pelo parcelamento das compras de supermercado é um reflexo da alta dos preços dos alimentos verificada neste ano. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada dos alimentos e bebidas é de 14%, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Os segmentos de produtos com a maior proporção de parcelamentos entre os brasileiros são o de vestuário e de eletrodomésticos, com 28%. Aparelhos eletrônicos (17%) e móveis (15%) vêm em seguida.
A maior parte dos parcelamentos, 55%, está sendo paga via carnê pelos consumidores. Outros 39% são de cartão crédito, 7%, empréstimos bancários e 6% de empréstimos de financeiras. Os financiamentos habitacionais são 3% do total e o crédito consignado, 2%.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment