O mercado de beleza para homens deve movimentar US$ 17,5 bilhões, este ano. Uma alta de 5%, em relação a 2012. Será a primeira vez que esses artigos vão ultrapassar as vendas do segmento de barba – que não entram na análise -, segundo a Euromonitor. A Unilever, com as marcas Axe e Dove, detém 26% do mercado, mais do que a Procter & Gamble, a Beiersdorf, fabricante da linha Nivea, e a L’Oréal somadas.
A tarefa de convencer aqueles que ainda não têm vaidades é um pouco difícil. Para se ter uma ideia, enquanto as mulheres levam até mais de uma hora para se arrumar, os homens gastam meia hora. Mas as fabricantes têm encontrarado maneiras inteligentes de convencer o público masculino, explicando que a pele deles é diferente – mais grossa, mais resistente, mais oleosa – e exige produtos especiais. Como advertiu um anúncio da L’Oréal: “Você acha que está envelhecendo bem? Ela acha que você está deixando de se cuidar.”
O resultado tem dado certo. Nos Estados Unidos, por exemplo, metade dos homens já usa produtos de cuidados para a pele como parte de sua rotina diária, conforme pesquisa da Mintel. Um dado interessante é que a maioria dos homens, no entanto, não se importa de usar marcas produzidas para mulheres. Enquanto 70% dos homens de 18 a 24 anos usam produtos faciais de cuidados para a pele, apenas 2 em cada 10 compram marcas exclusivamente masculinas, detectou a Mintel.
Lançamentos também ajudam. Nos últimos cinco anos, a parcela de novas mercadorias de cuidados pessoais produzidas para o público masculino subiu de 4,6% para 5,6%, diz a Mintel. A linha Men Expert da L’Oreal, por exemplo, será reforçada com 15 novos produtos este ano, entre os quais o hidratante “Hydra Energetic Moisturizer”, concebidos para rostos com alguns dias de barba por fazer, já que um maior número de homens deixou de se barbear diariamente. Os danos causados pelo sol, a pele oleosa e a acne são outros problemas comuns.
Fonte: Valor Econômico
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment