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A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Toluna, apresentam o estudo “Marketplaces: Hábitos e tendências do consumidor brasileiro”. Entre os principais insights, vale destacar que 85% dos consumidores utilizam os marketplaces como principal plataforma de compras online. Questionados sobre qual o principal motivo para a compra em marketplaces, 73% dizem “encontrar preços mais baixos”, seguido por “é mais fácil/ prático/ conveniente” (60%), e “ter uma escolha mais ampla” (55%).
“OS MARKETPLACES SÃO UMA DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO E-COMMERCE NO BRASIL E NO MUNDO. SUA PRESENÇA É CONSTANTE NO DIA A DIA DOS CONSUMIDORES E, HOJE, O VAREJISTA QUE QUER SER RELEVANTE NO E-COMMERCE PRECISA TER UMA ESTRATÉGIA SÓLIDA NAS DIVERSAS PLATAFORMAS DIGITAIS”.
EDUARDO TERRA, PRESIDENTE DA SBVC
Terra complementa que a competição pelo cliente nos marketplaces não se limita ao Brasil, sendo ela globalizada. “A possibilidade de encontrar preços mais baixos é o principal driver de consumo. Isso vale tanto para compras em plataformas dentro do Brasil, quanto em compras crossborder, que são vistas com naturalidade pelos clientes”. Outro levantamento mostra que os marketplaces estão entre os principais meios de fidelização dos consumidores online.
Pix ganha força nos marketplaces
Outro aspecto relevante do estudo é o uso de diversos meios de pagamento nas plataformas digitais. Embora o cartão de crédito parcelado seja o meio preferencial de compra em marketplaces, 20% dos consumidores já pagaram via Pix nas plataformas.
O estudo também avaliou o potencial do metaverso como canal de relacionamento e vendas. Para 53% dos entrevistados, o metaverso certamente (ou provavelmente) será utilizado nas compras do e-commerce no futuro — apenas 13% dizem que não usariam. “Isso mostra que a adoção de mundos virtuais imersivos precisará estar contemplada na estratégia de negócios das empresas nos próximos anos. Vale ficar muito atento ao desenvolvimento dessa tecnologia, pois ela encontrará aceitação pelo consumidor”, conclui Terra.
Para baixar o estudo completo, clique aqui.
Por: E-Commerce Brasil
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