Um estudo elaborado pela Performics, em parceria com a ROI Research, procurou mostrar como os consumidores utilizam as redes sociais para obter informações pré-compras, dar conselhos sobre empresas e produtos e postar conteúdo específico de diversas indústrias. Além de analisar cada categoria, o estudo também comparou variáveis entre as diferentes indústrias.
Segundo os entrevistados, os setores mais discutidos em redes sociais são o automotivo (61%), viagens (60%) e entretenimento (57%). Quando se tratam de redes sociais em que se busquem ou compartilhem informações sobre varejistas locais, mobiliário doméstico foi o setor líder.
O relatório contém uma ampla gama de resultados específicos de cada setor. Abaixo, destacamos alguns:
- 56% dos entrevistados são fãs de marcas ou varejistas de eletrodomésticos no Facebook;
- 49% discutem em redes sócias sobre os preços de produtos;
- 49% dos entrevistados seguem marcas ou varejistas de automóveis no Twitter;
- 23% dos entrevistados seguem ao menos uma companhia de viagens no Facebook ou Twitter;
- 50% dos entrevistados afirmam estar interessados em receber anúncios de novos produtos de empresas de serviços financeiros em redes sociais.
“Os consumidores se comportam de maneiras distintas em redes sociais quando se relacionam com produtos diferentes, como sua marca de jeans favorita ou um novo fabricante de carro híbrido em que esteja de olho”, afirma Daina Middleton, CEO da Performics. “As empresas podem se beneficiar ao reconhecer o desejo dos consumidores presentes em redes sociais. Insights específicos de cada setor podem ajudar os anunciantes a entenderem como anda o mercado de sua categoria neste novo canal e as melhores formas de se aproveitar disto”.
Os entrevistados indicaram de que forma atuam em redes sociais quando interagem em cada setor especifico. Dentre alguns resultados, destacam-se:
- 49% dos entrevistados utilizam as redes sociais frequentemente para procurar conselhos sobre compras de produtos eletrônicos;
- 38% dos entrevistados responderam utilizar frequentemente as redes para dar conselhos sobre serviços financeiros e empresas de mobiliários;
- Os usuários são 26% mais propensos a comprar um automóvel após uma recomendação de uma rede social do que qualquer produto de outro setor.
A pesquisa foi realizada com consumidores dos Estados Unidos
Fonte: E-Commerce News
Muito interessante o artigo!