Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que consumidores classificados como “experimentadores” representam 28% do consumo de produtos de marca própria em supermercados. Em seguida vêm os “observadores/analíticos”, aqueles que comparam diversas opões de produtos e os analisam, com 21%.
O estudo identificou que o principal perfil dos consumidores de marcas próprias são donas de casa acima dos 50 anos e as famílias com filhos adultos no lar. Estes são os principais “experimentadores” que lideram o consumo destes itens.
Apesar do aumento da presença destes produtos nos lares brasileiros, os consumidores ainda não são fieis à marca dos supermercados. A pesquisa mostra que 32% dos que compram itens de marca própria fazem isso raramente, um aumento de 3 pontos percentuais quando comparadoa 2011. Apenas 7% afirmam que compram sempre, uma queda de 1 ponto percentual ante o ano passado.
Por outro lado, diminuiu o número de pessoas que afirmam nunca comprar produtos de marca própria: em 2012 eles são 36% dos entrevistados, contra 39%em 2011 e 47% em 2010.
Fonte: Supermercado Moderno
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