A indústria brasileira de produtos de limpeza doméstica deve terminar o ano com faturamento de R$ 32,5 bilhões (incluindo impostos relativos à produção), em alta de 6,1% sobre o ano passado. Excluindo a variação de preços, o aumento real deve ser de 4,4%. Os dados são de estudo da FGV Projetos encomendado pela Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de limpeza e Afins).
De acordo com o economista da FGV Robson Gonçalves, responsável pelo levantamento, o ano está terminando com desaceleração no ritmo de crescimento. A previsão é que, na primeira metade de 2014, o crescimento real deve ser de apenas 1%, com ligeiro avanço no segundo semestre para encerrar o ano em alta de 1,7%. Com os aumentos de preço, a receita deve aumentar 4,4% em todo o ano, chegando a R$ 33,9 bilhões.
O aumento no número de domicílios contribui para o crescimento do setor. “Cada vez mais a gente tem famílias de uma pessoa, e cada domicílio precisa ter um estoque de produtos”, diz Gonçalves. O investimento total da indústria de limpeza deve ser de R$ 720 milhões neste ano, com perspectiva de chegar a R$ 800 milhões em 2014. As projeções da FGV foram feitas a partir da PIA (Pesquisa Industrial Anual) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2011. Em 2012, a estimativa é que o crescimento real tenha sido de 0,6% e o nominal, de 5,6%, somando R$ 30,6 bilhões.
Por: Supermercado Moderno
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