De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP, o varejo nacional deverá perder, no total, R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa de feriados e pontes. O valor é 53% maior do que os R$ 7,6 bilhões estimados em 2019. Isso acontecerá porque o próximo ano terá mais feriados aos finais de semana e pontes de emendas. Neste ano, foram sete dias de feriados; em 2020, serão 11.
O setor que deve contabilizar a maior perda é o que agrupa segmentos como combustíveis, joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros. A perda será 47% na comparação com 2019, chegando a R$ 4,48 bilhões. Já as atividades de supermercados e farmácias devem perder R$ 3,2 bilhões e R$ 1,87 bilhão, respectivamente, aumentos de 58% e 59% na comparação com 2019.
Os demais segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes são: vestuário, tecidos e calçados, com R$ 1,1 bilhão, alta de 46%; e móveis e decoração, chegando a R$ 1 bilhão, aumento de 61%.
A FecomercioSP desconsiderou os feriados estaduais e municipais – que também prejudicam, em média, a atividade comercial. Na análise da entidade, esses R$ 11,8 bilhões podem parecer um enorme dano ao varejo, contudo, o valor representa 0,6% de tudo o que o setor fatura em um ano, o equivalente a dois dias de comércio completamente fechado.
Além disso, com a economia mostrando sinais de recuperação, a tendência é haver mais vendas em 2020. Para a Federação, a discussão de perdas em razão dos feriados vai ficando para trás.
Por: Mercado Consumo
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