O número de consumidores que visitaram shopping centers no Brasil em setembro de 2015 caiu 6,7% na comparação com o mês anterior. A constatação é do levantamento FX Index, estudo realizado pela FX Flow Intelligence, empresa especializada em monitoramento de fluxo de visitantes no varejo.
Segundo o balanço, em setembro, todas as regiões do País tiveram quedas na comparação com agosto de 2015. O pior desempenho foi registrado no Sul que, sozinho, teve um recuo de 15,3%. No Nordeste, o fluxo de visitantes em shopping centers caiu 8,39%, seguido por Norte (-6,94%) e Sudeste (-4,57%).
Na comparação com o mesmo período de 2014, o desempenho também foi ruim: queda nacional de 4,85%, relatava o estudo.
Na comparação entre os meses de setembro de 2015 e 2015, o pior índice regional foi da Região Norte, com recuo de 8,45%. Sudeste (5,7%), Sul (5,18%) e Nordeste (2,8%) também caíram.
Sazonalidade
De acordo com a FX Flow Intelligence, o movimento sentido nos shopping centers em setembro se deu por duas razões: “Além da crise econômica, que naturalmente diminui o poder de compra do consumidor, o mês de setembro tende a ser mais fraco por estar entre duas datas importantes para o varejo, como o Dia dos Pais em agosto e o Dia da Criança em outubro”, comenta Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.
A pesquisa FX Index acontece mensalmente e leva em conta os dados obtidos pela companhia no monitoramento dos consumidores nos principais centros de compras do País, para mensurar o movimento deste mercado.
Por: DCI
Leave A Comment