O Iflux, indicador que mede o fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil, caiu 0,5% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, após crescimento de 2,6% em novembro. Em termos regionais, a redução decorreu da queda de 1,7% no Rio de Janeiro, enquanto Recife e São Paulo mantiveram crescimento, respectivamente, de 1,5% e de 1,3%.
O efeito calendário prejudicou o movimento em shoppings. Em dezembro, houve um sábado a menos (dia de maior movimento) e uma terça-feira a mais (dia com movimento mais fraco) em relação a 2018. Apesar da redução em dezembro, o Iflux encerrou 2019 com crescimento. No ano, o indicador aumentou 3,6% em relação a 2018, com maior contribuição de São Paulo (5,3%), mas as outras regiões também fecharam o ano em alta, com crescimento de 1,5% para Recife e de 1,0% para o Rio de Janeiro.
Para o comércio varejista, a redução do Iflux indica desaceleração nas vendas no último mês do ano. Além do efeito calendário, que também prejudica o ritmo de vendas, a Black Friday, no final de novembro, limita o maior volume de vendas em dezembro, uma vez que o consumidor antecipa parte das compras de final do ano.
No resultado da PMC dos últimos anos observa-se essa desaceleração em dezembro. Em 2018, as vendas do varejo restrito cresceram 3,4% em novembro, mas caíram 2,6% em dezembro, considerando dados mensais dessazonalizados.
Outro indicador que reforça o movimento mais modesto das vendas no último mês do ano passado é o aumento na inflação, principalmente decorrente da alta de preços de alimentação no domicílio, que reduz o poder de compra das famílias.
Por: Mercado & Consumo
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