O consumidor pretende gastar menos com o presente do Dia dos Pais. O gasto médio deverá ser de R$ 112,40, valor 48% inferior ao do ano passado, segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O estudo mostra ainda que 57% pretendem gastar a mesma quantia ou menos do que em 2014.
Segundo a pesquisa, 66% dos consumidores irão comprar itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios, perfumes, joias e relógios, 16% optarão por almoço de família, viagem e outros itens de lazer, 12% presentearão com celulares, eletrônicos ou produtos de informática, e 6% com vinhos ou outras bebidas.
Para 35% dos consumidores, a decisão de escolha será baseada na utilidade que o presente poderá ter, seguida pelo desejo de quem receberá o presente (18%), preço (16%) e marca do produto/qualidade (11%), e promoções, descontos (11%) ou outros motivos (9%).
Embora os pais sejam os destinatários de 61% das intenções de compra, 15% dos entrevistados pretendem dar presentes ao marido, 9% para o sogro, 4% ao irmão e 11% para tios, amigos ou outras pessoas.
Formas de pagamento
A preocupação com as dívidas levou a maioria dos consumidores (74%) a optar pelo pagamento à vista: desses, 48% com dinheiro, 28% via cartão de débito, 16% no cartão de crédito (parcela única) e 8% em boleto/carnê à vista.
Dos 26% que pretendem parcelar o valor do presente, 82% utilizarão o cartão de crédito como forma de pagamento, um crescimento de 15 pontos percentuais em comparação ao ano passado, 17% boleto/carnê (parcelado) e 1% no cartão de débito programado.
Por renda e região
Na divisão por renda, a menor pretensão de comprar presentes para a data acontece nas classes A/B, em que apenas 52% planejam presentear os pais, em comparação a 79% na classe C e 75% nas D/E.
Quanto às regiões do país, 61% dos consumidores do Sul e 59% dos que moram no Sudeste gastarão igual ou menos do que no ano passado. No Centro-Oeste a porcentagem dos que pretendem gastar menos na data foi de 52%, no Norte 54% e no Nordeste 45%.
Por: G1
Leave A Comment